Acessibilidade / Reportar erro

LIDERANÇA COACHING DOS ENFERMEIROS RELACIONADA COM AMBIENTE DA PRÁTICA PROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

RESUMO

Objetivo:

correlacionar autopercepção dos enfermeiros e percepção dos auxiliares de enfermagem sobre liderança coaching dos enfermeiros com o ambiente da prática profissional na Atenção Primária à Saúde.

Método:

estudo transversal e correlacional com 150 profissionais de enfermagem, sendo: 75 enfermeiros e 75 auxiliares de enfermagem de 13 Unidades Básicas de Saúde localizadas na Zona Sul de São Paulo, SP, Brasil. Foram aplicados Practice Environment Scale - versão brasileira, Questionário de Autopercepção do Enfermeiro no Exercício da Liderança e Questionário de Percepção de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem no Exercício da Liderança, no período de janeiro a maio de 2019. Foram utilizados Análise de Variância Univariada e Multivariada, Teste de Correlação de Pearson (p<0,05) e tamanho do efeito de Rosenthal.

Resultados:

entre os enfermeiros, duas correlações significantes entre os domínios dos instrumentos foram observadas: comunicação e fundamentos de enfermagem voltados para a qualidade do cuidado (r=0,265; p=0,022) e comunicação com relações colegiais entre enfermeiros e médicos (r=0,263; p=0,023). Nos auxiliares de enfermagem, destacam-se comunicação e fundamentos de enfermagem voltados para a qualidade do cuidado (r=0,416) e valor total do Questionário de Percepção de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem no Exercício da Liderança e relações colegiais entre médicos e enfermeiros (r=0,409).

Conclusão:

para os enfermeiros, a comunicação contribuiu para melhor percepção da qualidade do cuidado e boas relações com médicos. Nos auxiliares, todos os domínios da liderança coaching colaboraram para percepções positivas do ambiente. A liderança coaching parece contribuir para que ambientes mais favoráveis à prática profissional sejam estabelecidos na atenção primária à saúde.

DESCRITORES:
Liderança; Enfermagem; Ambiente de instituições de saúde; Atenção primária à saúde; Ambiente de trabalho

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br