Acessibilidade / Reportar erro

TÉCNICAS PARA INSERÇÃO DE SONDA GASTROINTESTINAL EM PACIENTES CRÍTICOS: REVISÃO DE ESCOPO

RESUMO

Objetivo

mapear a produção de conhecimento sobre as diferentes técnicas de inserção de sonda gastrointestinal em pacientes críticos e/ou em coma.

Método

revisão de escopo realizada em dezembro de 2020 em dez fontes de dados, seguindo os pressupostos estabelecidos pelo Joanna Briggs Institute (2020) e do protocolo PRISMA-ScR.

Resultados

foram selecionados e analisados 25 estudos, identificando-se como principais técnicas para inserção de sonda gastrointestinal em pacientes críticos e/ou em coma: técnicas sem o auxílio de instrumentais, como flexão de cabeça, pressão lateral do pescoço, congelamento da sonda, medição com fórmula corrigida da ponta do nariz-lóbulo da orelha-processo xifoide, manobra de Sellick, compressão na cartilagem cricoide, manobra SORT e insuflação gástrica. Além de técnicas com o auxílio de instrumentais, como a utilização de laringoscópios e videolaringoscópios. Destaca-se que, para facilitar a inserção, identificaram-se, ainda, a utilização de exame ultrassonográfico, a técnica radiológica, endoscópica e fluoroscopia.

Conclusões

as evidências analisadas revelam que não há uma técnica para inserção de sonda gastrointestinal específica para pacientes críticos universalmente aceita.

DESCRITORES
Coma; Intubação gastrointestinal; Nutrição enteral; Cuidados intensivos; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br