Acessibilidade / Reportar erro

RENORMALIZAÇÃO DO TRABALHO DO ENFERMEIRO EM HEMOTERAPIA: ENTRE O PRESCRITO E O REAL

RESUMO

Objetivo:

caracterizar o processo de trabalho dos enfermeiros na hemoterapia quanto aos procedimentos prescritos, às normas antecedentes e ao trabalho real.

Método:

estudo qualitativo, realizado no período de fevereiro a dezembro de 2017, em um hemocentro na região norte do país, envolvendo uma amostra de vinte e dois enfermeiros. Foi utilizada a triangulação metodológica com dados colhidos através de entrevista semiestruturada, documentos e protocolos institucionais, observação participante e anotações em diário de campo. Para o tratamento e a análise dos dados, foram usados os recursos do software Atlas.ti 8.2.1 (Qualitative Research and Solutions) e os fundamentos do Materialismo Histórico-dialético e da Ergologia.

Resultados:

os resultados evidenciaram que os enfermeiros atuam em diferentes atividades, recriando o trabalho de acordo com as necessidades do serviço. O trabalho assistencial, educativo e gerencial permeia as atividades desenvolvidas e é realizado de acordo com as legislações, buscando garantir a saúde do doador, a qualidade dos produtos e a segurança transfusional.

Conclusão:

as situações de trabalho desses profissionais apontam que os usos de si se fazem presentes no seu cotidiano, promovendo o dinamismo entre as normas antecedentes e as renormalizações.

DESCRITORES:
Transfusão de sangue; Doadores de sangue; Serviço de Hemoterapia; Assistência de enfermagem; Trabalho

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br