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IMPACTO DE CICLOS PLAN-DO-STUDY-ACT NA REDUÇÃO DE ERRO RELACIONADO À ADMINISTRAÇÃO DE VACINA

RESUMO

Objetivo:

avaliar o impacto de um programa de melhoria da qualidade na redução de erros relacionados à administração de vacina.

Método:

estudo de intervenção, voltado para a comparação de medidas de resultados antes (Fase I) e após (Fase II) a implementação de um programa de melhoria da qualidade. Foi realizado em uma Unidade Básica de Saúde do interior paulista no período de março a novembro de 2019. Na primeira fase, ocorreu observação direta dos profissionais de enfermagem durante o preparo e a administração das doses. Na segunda fase, um erro foi selecionado e submetido a quatro ciclos Plan-Do-Study-Act para testar as mudanças. Também foram utilizadas as ferramentas da qualidade: análise de causa raiz, diagrama de Ishikawa e diagrama de Pareto.

Resultados:

foram observadas 164 doses de vacinas preparadas e administradas em 51 usuários; 527 erros foram identificados e categorizados em 13 tipos. Em 27,7% das observações realizadas na Fase I, os usuários/responsáveis não foram orientados sobre potenciais reações adversas. Foi estabelecida a meta de 100% de orientações em um período de oito meses, a qual foi atingida no segundo ciclo Plan-Do-Study-Act e mantida no terceiro e quarto ciclos, sendo confirmada a melhoria no processo.

Conclusão:

a abordagem de melhoria da qualidade, baseada em ciclos Plan-Do-Study-Act, contribuiu com a redução de erro na administração de vacinas e a mudança foi sustentável, pois se manteve ao longo do tempo.

DESCRITORES:
Vacinas; Efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos; Atenção primária à saúde; Garantia da qualidade dos cuidados de saúde; Segurança do paciente

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