Acessibilidade / Reportar erro

A saúde da mulher e seus direitos sexuais e reprodutivos em um "círculo de cidadania"

RESUMOS

A saúde da mulher e seus direitos sexuais e reprodutivos em um "círculo de cidadania"

Orientadora: Profª Drª Maria Antonieta Rubio Tyrrell.

Souza KV. A saúde da mulher e seus direitos sexuais e reprodutivos em um "círculo de cidadania" [tese]. Rio de Janeiro (RJ): UFRJ/EEAN/Programa de Pós Graduação em Enfermagem; 2005.

Trata-se de uma pesquisa-ação cujo objeto de estudo – fatos & atos que influenciam a conquista dos direitos sexuais e reprodutivos de mulheres de classes populares – foi desenvolvido à luz do referencial teórico do educador Paulo Freire. Delimitou-se como objetivos descrever os fatos & atos que têm influenciado a conquista dos direitos sexuais e reprodutivos de mulheres e, discutir a educação popular como uma estratégia para ampliação das perspectivas de conquista desses direitos. Participaram como sujeitos, 16 mulheres que moravam/freqüentavam uma associação comunitária situada na Vila das Torres, uma comunidade pobre da área central da cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. A pesquisa, realizada no período de novembro de 2003 a junho de 2005, foi constituída por quatro fases: 1ª fase – exploratória – descoberta do campo e levantamento inicial dos problemas; 2ª fase – implementação do processo de pesquisa – realização do "Círculo de Cidadania", constituído por 15 encontros, em que se discutiram duas temáticas geradoras definidas pelo grupo: "O corpo" e "Direito a ter direitos"; 3ª fase – aprofundamento da investigação e análise dos dados; 4ª fase – divulgação externa – defesa da tese. Para a coleta de dados foram utilizados procedimentos como observação direta intensiva, entrevista padronizada e anotações em diário de campo. Os dados foram analisados com base na análise temática de conteúdo. Assim, delimitaram-se as situações-problema e os desafios/interesses que serviram à delimitação dos núcleos de sentido (fatos & atos). Chegou-se a uma lista de 104 situações – os fatos – e outras 86 – os atos – os quais foram agrupados em eixos temáticos que deram origem a duas unidades temáticas: a) desigualdades sociais, econômicas e culturais – reforçando a condição de subordinação das mulheres de classes populares; b) a condição de ser mulher e o (difícil) exercício dos direitos sexuais e reprodutivos: dilemas e desafios. Como resultado dos encontros houve a identificação, por parte das participantes, de lacunas no campo da saúde sexual e reprodutiva, tais como: a incorporação da perspectiva de gênero e sexualidade; a necessidade de atenção a emergentes demandas – a epidemia de HIV/AIDS, a violência de gênero e a violência sexual; o aborto praticado de forma insegura e, ainda o atendimento a grupos particulares de usuários dos serviços de saúde – homens e adolescentes. Chegou-se à elaboração de um rol de propostas, apresentado e aprovado na Conferência Local de Saúde. O referencial teórico-metodológico demonstrou ser um instrumental para a socialização de idéias e problemas das mulheres participantes e, assim, da apreensão crítica das contradições e desafios que cercam seu cotidiano. Por esta razão, defendemos a tese de que a educação popular é um importante fundamento para a realização de um trabalho político-educativo com mulheres, no campo da saúde, voltado para a conquista e exercício dos direitos sexuais e reprodutivos portanto, da cidadania feminina.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Set 2007
  • Data do Fascículo
    Jun 2007
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br