Acessibilidade / Reportar erro

ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS: USO DE DROGAS, DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL

RESUMO

Objetivo:

avaliar o uso de drogas por adolescentes de escolas públicas e sua associação com os determinantes sociais de saúde e distribuição espacial.

Métodos:

estudo transversal realizado entre 2020 e 2021 em que se aplicaram os questionários Drug Use Screening Inventory (DUSI) e sociodemográfico em 226 estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas de uma cidade mineira. Realizou-se análise descritiva e por meio do Teste Exato de Fisher.

Resultados:

sobre o consumo de álcool, apenas a variável idade foi significativa. Quanto ao tabaco tiveram associação significativa o uso de tabaco e as variáveis idade, estado civil dos pais e com quem mora. As demais substâncias psicoativas não tiveram associação significativa. No que se refere à distribuição espacial, a maior intensidade de problemas se concentrou em atividades de lazer/recreação.

Conclusão:

o uso de álcool e tabaco estão associados aos determinantes sociais referentes a rede social e fatores pessoais, como idade.

DESCRITORES:
Adolescente; Álcool e outras drogas; Distribuição espacial da população; Determinantes sociais de saúde; Estudos transversais

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br