Acessibilidade / Reportar erro

NOTA DO EDITOR

NOTA DO EDITOR

Este número da revista São Paulo em Perspectiva dá continuidade à análise das diferentes questões que envolvem a metrópole contemporânea. Se o anterior enfocou a dimensão estrutural do fenômeno das metrópoles, este trata de aspectos específicos e pontuais desses espaços. Procurou-se, inclusive, abordar algumas áreas sociais e setores urbanos que interferem no cotidiano dos moradores dessas megacidades.

Com tal preocupação, os autores se detêm nos recortes empíricos das metrópoles brasileiras a fim de, também, melhor compreender as transformações da Região Metropolitana de São Paulo, tomando por base o complexo imbricamento entre o processo geral que dá configurações comuns às metrópoles brasileiras e às especificidades socioeconômicas que particularizam cada aglomerado urbano.

Os primeiros artigos trabalham com as diversidades históricas e teóricas para a compreensão das metrópoles brasileiras, apontando dualidades, tensões e paradoxos presentes no funcionamento e na dinâmica dos distintos setores das cidades.

Os seguintes, direcionando o foco para São Paulo, ressaltam aspectos relevantes para se pensar não só os problemas da espacialidade física mas, principalmente, aqueles que afetam a qualidade de vida. Assim, os autores discorrem sobre temas como os impactos da reestruturação produtiva na Região Metropolitana de São Paulo; a segregação socioespacial vinculada ao padrão de crescimento demográfico; os cruciais problemas decorrentes do transporte, trânsito e da infra-estrutura viária, considerados sob o ponto de vista da política pública e dos diferentes tipos de locomoção; as necessidades habitacionais e sugestões para a vida comunitária na periferia; o saneamento e controle público do subsolo; e a questão da saúde na metrópole paulista.

Ao retomar a análise de outras metrópoles brasileiras, com o intuito de propiciar indicações comparativas, o número segue com artigos sobre Santos, Curitiba e Rio de Janeiro, e finaliza com uma avaliação dos vínculos estruturais entre o rural e o urbano, indicando o potencial do desenvolvimento sustentável para as sociedades de forma geral.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Maio 2002
  • Data do Fascículo
    Jan 2001
Fundação SEADE Av. Casper Líbero, 464, 01033-000 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3313-5777, Fax: +55 11 2171-7297 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: perspectiva@seade.gov.br