Acessibilidade / Reportar erro
Sociologia & Antropologia, Volume: 13, Número: 1, Publicado: 2023
  • “NOSSO PENSAMENTO COMEÇA A PARTIR DO LUGAR ONDE VIVEMOS”: UMA ENTREVISTA COM MARIA ELISA CEVASCO Entrevista

    Czajka, Rodrigo; Faria Júnior, Walmir Braga de; Neves, Dédallo de Paula; Ramos, Eduardo Russo

    Resumo em Português:

    Resumo Autora de Para ler Raymond Williams (Paz e Terra, 2001) e Dez lições sobre estudos culturais (Boitempo, 2003), bem como outras dezenas de artigos e ensaios publicados no Brasil e no exterior, Maria Elisa Cevasco é uma das primeiras pesquisadoras no Brasil a abordar a obra de Raymond Williams a partir de uma perspectiva periférica do desenvolvimento das sociedades capitalistas. Por meio dessa perspectiva, o materialismo cultural recobra seu vigor analítico, sobretudo quando exercido a partir da noção de crítica cultural. Nessa entrevista, ela comenta sobre seu percurso formativo e destaca alguns elementos que a levaram a essa compreensão da crítica cultural e do conjunto obra de Williams.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Author of Para ler Raymond Williams (Paz e Terra, 2001), Dez lições sobre estudos culturais (Boitempo, 2003) and dozens of other articles and essays published in Brazil and other countries, Maria Elisa Cevasco is one of the first researchers in Brazil to approach Raymond Williams’s work from a peripheral perspective of the development of capitalist societies. From this perspective, cultural materialism regains its analytical vigour, especially when exercised from the notion of cultural criticism. In this interview, she comments on her educational path and highlights some elements that led her to this understanding of cultural criticism and of Williams’s body of work.
  • RAYMOND WILLIAMS E A CULTURA COMO PROBLEMA ORDINÁRIO Seção Especial

    Czajka, Rodrigo; Faria Júnior, Walmir Braga de; Neves, Dédallo; Ramos, Eduardo Russo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo pretende demonstrar que Williams evoca a necessidade de reconsideração da análise e da crítica cultural marxista, para que a análise da cultura possa, em certa medida, contribuir para essa renovação pela qual a teoria marxista passava no pós-Segunda Guerra Mundial. Sua definição de base e superestrutura distancia-se de qualquer tipo de entendimento que não implique processualidade ou que seja assentado em qualquer formulação abstrata. Portanto, o conceito de materialismo cultural adquire importância central no interior do sistema analítico de Williams, pois coloca em perspectiva a uniformidade constitutiva da economia capitalista. Por mais abstratos que possam parecer os produtos culturais, eles constituem a dinâmica de produção e de circulação das obras e ideias, favorecidas pelas instituições e por determinada estrutura que visa sua reprodução simbólica e material.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper demonstrates how Williams’ reconsideration of cultural analysis and criticism from a Marxist perspective was an essential contribution to the renewal of Marxist theory in the post-World War II period. His definition of base and superstructure inherently includes the idea of processualism and distances itself from any abstract formulation. Hence, the concept of cultural materialism is a key point in Williams’ analytical system, as it puts into perspective the constitutive uniformity of the capitalist economy. As abstract as cultural products may seem, they constitute the production and circulation dynamics of works and ideas, favored by institutions and a certain structure aiming at their symbolic and material reproduction.
  • O MATERIALISMO CULTURAL DE RAYMOND WILLIAMS:A PROPÓSITO DA PUBLICAÇÃO DE CULTURA E MATERIALISMO NA FRANÇA Seção Especial

    Löwy, Michael

    Resumo em Português:

    Resumo No ano de 2009, a editora Les Prairies Ordinaires publicou uma coletânea de ensaios de Raymond Williams intitulada Culture et matérialisme, dois anos depois de a Éditions Amsterdam publicar Identités et cultures : politiques des cultural studies, de autoria de Stuart Hall. Foi a oportunidade de Williams, outro “pai fundador” dos cultural studies, ser traduzido para a língua francesa. Na apresentação da vida e obra desse importante intelectual do pensamento crítico do século XX, insisto na articulação realizada por Raymond Williams entre certa tradição marxista continental historicista e a tradição romântica de crítica à modernidade industrial. Essa é, sem dúvida, a forma mais segura de demonstrar a atualidade do pensamento do crítico galês - algo realmente significativo, num momento em que uma crítica radical ao capitalismo e os temas da ecologia política se reafirmam mais uma vez na arena pública, cuja relevância e urgência são óbvias. Por esse feito, é que eu saudava a iniciativa editorial de Les Prairies Ordinaires, há 13 anos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In 2009, the publishing house Les Prairies Ordinaires published a collection of essays by Raymond Williams entitled Culture et matérialisme, two years after Éditions Amsterdam published Stuart Hall’s Identités et Cultures : Politiques des Cultural Studies. It was the opportunity for Williams, another “founding father” of cultural studies, to be translated into French. When presenting the life and work of this important intellectual of 20th century critical thought, I emphasize the articulation Raymond Williams made between a certain historicist continental Marxist tradition and the Romantic criticism to industrial modernity. There is no surest way to demonstrate the actuality of the Welsh critic’s thought-something quite significant at a time when a radical critique of capitalism and the themes of political ecology are once again emerging in the public arena, the relevance and urgency of which are obvious. This is why I welcomed the editorial initiative of Les Prairies Ordinaires 13 years ago.
  • A IDENTIDADE DE RAYMOND WILLIAMS Seção Especial

    Williams, Daniel G.

    Resumo em Português:

    Resumo Segundo Paul Gilroy, Henry Louis Gates Jr., entre outros, Raymond Williams teria abraçado noções de autenticidade cultural e continuidade étnica comparáveis aos racismos da direita. Essa crítica influente se baseia em uma má interpretação da posição de Williams. O presente texto explora noções de identidade na crítica e nos romances de Williams para oferecer uma leitura alternativa. Embora frequentemente dispensado como um crítico inglês, branco, homem e membro do setor dominante da Grã-Bretanha, Williams era de fato galês e meditou ao longo de sua vida a respeito do significado dessa identidade. Jamais apoiou formas de superioridade ou excepcionalismo britânico, já que pontuou explicitamente em Politics and Letters (1979) que nunca se considerou britânico. Ademais, Williams rejeitou consistentemente formas de identidade racial e sanguíneas e enfatizou como sua formação marginal na fronteira País de Gales-Inglaterra o levou a uma conscientização do carácter sempre em evolução e historicamente contingente da identificação comunitária.

    Resumo em Inglês:

    Abstract For Paul Gilroy, Henry Louis Gates Jr. and others, Raymond Williams embraced notions of cultural authenticity and ethnic continuity compatible with the racisms of the Right. This influential critique is based on a fundamental misreading of Williams’ position. This text explores notions of identity in Williams’ criticism and novels to offer an alternative reading. Although often dismissed as a white, male, English critic, and a member of the dominant sector within British society, Williams was in fact Welsh and meditated throughout his life on the meaning of that identity. He never endorsed forms of British superiority and exceptionalism, since he noted explicitly in Politics and Letters (1979) that he never considered himself to be British. Furthermore, Williams consistently rejected racial and blood-based forms of identity and emphasized how his marginal formation on the Wales-England border led to an awareness of the always evolving and historically contingent nature of communal identification.
  • NA TRILHA DE RAYMOND WILLIAMS PARA PENSAR CULTURA E POLÍTICA NO BRASIL Seção Especial

    Ridenti, Marcelo

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo busca pensar como as formulações teóricas de Raymond Williams podem ajudar a analisar as relações entre cultura e política na sociedade brasileira. A apropriação de alguns de seus conceitos - em especial os de hegemonia (associado a hegemonia alternativa), estruturas de sentimento e determinação - tem sido fundamental para minhas próprias investigações, que são destacadas no texto, bem como para outros pesquisadores das ciências humanas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article seeks to think about how Raymond Williams’ theoretical formulations can help analyze the relations between culture and politics in the Brazilian society. The appropriation of some of his concepts - especially those of hegemony (associated with alternative hegemony), structures of feeling and determination - has been fundamental for my own investigations, which are highlighted in the text, as well as for other researchers in the human sciences.
  • BREVE APONTAMENTO SOBRE ESTRUTURA E AGÊNCIA NA OBRA DE RAYMOND WILLIAMS Seção Especial

    Teixeira, Ana Lúcia

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo se debruça sobre algumas das reflexões do materialismo cultural de Raymond Williams visando delimitar a forma como elas emergem, em sua teoria, tanto em um traçado mais estrutural - no que se refere à posição de classe dos agentes, aqui pensados principalmente em termos de produtores culturais - quanto em uma dimensão de agência, cuja possibilidade é dada pela via emancipatória que seu complexo conceito de cultura permite entrever. Nessa empreitada, será necessário recuperar os diálogos críticos estabelecidos por Williams, sobretudo com outras vertentes do materialismo histórico dedicadas à análise da cultura e com a tradição canônica de Cambridge, onde recebeu sua formação. Assim, por meio da noção de cultura pensada como um espaço em disputa, Williams defende a concepção da cultura em geral - e da literatura em particular - como prática social pela qual os agentes estabelecem uma relação de oposição, potencializando a percepção da mudança social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article will focus on some of the theoretical reflections on Raymond Williams’ cultural materialism aiming to delimitate the way in which they emerge, in his theory, both in a more structural layout - in terms of the class position of the agents, here thought of primarily in terms of cultural producers - and in a dimension of agency, whose possibility is given by the emancipatory path that his complex concept of culture allows us to glimpse. In this endeavour, it will be necessary to recover the critical dialogues established by Williams, mainly with other strands of historical materialism dedicated to the analysis of culture and with the canonical Cambridge tradition, where he got his formation. Thus, from the notion of culture thought as a space in dispute, Williams defends the conception of culture in general - and literature in particular - as a social practice by which agents establish a relation of opposition, enhancing the perception of social change.
  • VOCÊ É SOCIÓLOGO DO TEATRO, NÃO É? CONSIDERAÇÕES SOBRE A SOCIOLOGIA DA LITERATURA DRAMÁTICA DE RAYMOND WILLIAMS Seção Especial

    Krüger, Cauê

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem por objetivo reivindicar a centralidade da análise da literatura dramática, para a formulação da noção de estrutura de sentimento e, consequentemente, para o materialismo cultural de Raymond Williams. Para tanto, analisaremos parte da vasta produção do autor, com especial atenção às apresentações e considerações conclusivas de seus livros sobre drama (Williams, 1965, 1969, 2010). Estes, por terem sido totalmente reescritos ao longo de sua carreira, constituem produções privilegiadas para flagrar as transformações teóricas e conceituais de Williams.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to sustain the centrality of dramatic literature to the genesis of the notion of structure of feeling and, consequently, for Raymond Williams’s cultural materialism. Therefore, we will analyze part of his vast body of work, being especially attentive to the introductory and conclusive argumentations of his books on drama (Williams, 1965, 1969, 2010). These, since they have been totally rewritten through his career, are seen as privileged productions to grasp Williams’s theoretical and conceptual transformations.
  • CELEBRANDO O CENTENÁRIO DE RAYMOND WILLIAMS: UMA INVESTIGAÇÃO DAS LÓGICAS DA LEMBRANÇA Seção Especial

    Baute, Carla

    Resumo em Português:

    Resumo Na ocasião da efeméride do centenário de nascimento do crítico galês Raymond Williams, não foram poucas as comemorações de seu legado intelectual. Aqui proponho traçar um itinerário da lembrança, isto é, além de pontuar aspectos da trajetória de Williams, reúno as características de sua obra resgatadas ao longo das celebrações, localizo-as geograficamente e faço algumas considerações sobre seus arranjos. Partindo dos pressupostos das concepções de campo e da ilusão biográfica, elaboradas por Pierre Bourdieu, chamo atenção para as qualidades específicas do “relato de si” do escritor/intelectual e o impacto dessas no exame das trajetórias e ideias realizados por seus estudiosos. Com base nesse arcabouço, junto-me às solenidades da ocasião e seleciono as facetas de Raymond Williams que eu gostaria de lembrar. Por fim, argumento que o reconhecimento dessas camadas de sentido em nada diminui a capacidade de produção de conhecimento e que essas são, na verdade, complexificações constituintes da socioanálise.

    Resumo em Inglês:

    Abstract On the ephemeral birth centenary of the Welsh critic Raymond Williams, there were many celebrations of his intellectual legacy. Here I propose to trace an itinerary of remembrance, that is, besides punctuating aspects of Williams’ trajectory, I compile the characteristics of his work evoked throughout the commemorations, locate them geographically, and make some considerations about their arrangements. Working with the conceptions of field and biographical illusion, elaborated by Pierre Bourdieu, I draw attention to the specific qualities of the writer/intellectual’s “narrative of self” and their impact on the examination of trajectories and ideas undertaken by their scholars. Based on that, I join the solemnities and select the facets of Raymond Williams that I would like to remember. Finally, I argue that the recognition of these layers of meaning in no way diminishes the capacity of producing knowledge and that these are, in fact, constituent complexifications of social analysis.
  • RAYMOND WILLIAMS: PARTIDO TRABALHISTA, CULTURA E EDUCAÇÃO Seção Especial

    Paixão, Alexandro Henrique

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é comentar e interpretar um texto de Raymond Williams intitulado “Uma democracia educada”, publicado no periódico Socialist Commentary em 1959. Quanto ao método, por meio da explicação do texto do autor, busca-se analisar suas ideias apresentando-as na forma de excertos, à maneira daquilo que Williams nos ensinou como “método interpretativo”, principalmente em Reading and Criticism e The Country and the City. Outros trabalhos de sua autoria também são mobilizados para discutir o que foi selecionado para o debate: “A cultura é algo comum”; “Education and British Society”; “Britain in the 1960s”; “Você é marxista, não é?”; “Os usos da teoria da cultura”; A Política e as Letras, além de outras referências indicadas na bibliografia para debater “grammar schools”, “comprehensive schools”, “eleven-plus”, entre outros elementos constitutivos do sistema educacional britânico, pautado pelos partidos Trabalhista e Conservador nas eleições de 1959.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to comment on and interpret a text by Raymond Williams entitled “An Educated Democracy,” published in the journal Socialist Commentary in 1959. Regarding the method, by explaining the author’s text, I seek to analyse his ideas by presenting them in the form of excerpts, in the manner of what Williams taught us as the “interpretative method,” mainly in Reading and Criticism and The Country and the City. Other works of his authorship are also mobilized to discuss what was selected for the debate: “Culture is ordinary;” “Education and British Society;” “Britain in the 1960s;” “You’re a Marxist, aren’t you?;” “The Uses of Cultural Theory;” Politics and Letters, as well as other references indicated in the bibliography to discuss “grammar schools,” “comprehensive schools,” “eleven-plus,” among other constituent elements of the British educational system, on the agenda for the 1959 elections.
  • UMA PRAGMÁTICA SOCIOLÓGICA? SOBRE AS POSSIBILIDADES DA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS A PARTIR DE BOURDIEU Artigo

    Barreiros, Bruno Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo minimizar a lacuna de sistematizações daquilo que Bourdieu chamou de “pragmática sociológica”, que pode ser entendida como uma abordagem de análise de práticas discursivas. Para tanto, duas frentes de trabalho são empreendidas visando a construção de quadro analítico conceitual: (i) revisão da literatura especializada em Análise do Discurso (AD), que confirma uma larga difusão de correntes pós-estruturalistas (por exemplo, Foucault e Pêcheux), feita a partir de uma análise bibliométrica de 159 artigos acadêmicos sobre AD na plataforma SciELO, publicados entre 1997 e 2020; (ii) um levantamento de categorias centrais a partir da obra de Bourdieu, considerando como central o livro A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. Como resultado principal, este trabalho esboça um quadro conceitual útil para aqueles interessados em analisar as práticas discursivas segundo essa perspectiva sociológica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to reduce the existing lack of systematizations of what Bourdieu called “sociological pragmatics” that can be understood as a discourse analysis approach. To that end, two analytical dimensions are developed seeking a construction of a conceptual analytical chart: (i) a review of the specialized literature on Discourse Analysis (DA) that confirms a wide diffusion of poststructuralist approaches (e.g., Foucault and Pêcheux), made from the bibliometric analysis of 159 academic papers on DA, in the SciELO platform published between 1997 and 2020; (ii) a survey of the central categories in Bourdieu’s works, considering the book Language and Symbolic Power as central. As a main result, this work outlines a useful conceptual framework for those interested in analyzing the discursive practices from this sociological point of view.
  • “O BRASIL OLHA PARA O BRASIL”? O “MORAR À FRANCESA” NOS REPERTÓRIOS PRESCRITIVOS CONTEMPORÂNEOS (2000-2015) Article

    Pulici, Carolina

    Resumo em Português:

    Resumo Se hoje se defende que os jardins e habitações ecléticos brasileiros nunca foram tão-somente cópia conforme de modelos europeus, visto que operaram uma apropriação específica inexistente na Europa, poder-se-ia tentar mostrar, num sentido inverso, que os modos de morar prestigiados no Brasil contemporâneo seguem orientados pelos referenciais estrangeiros. Com base no tratamento quantitativo e qualitativo da crítica de arquitetura e decoração, na observação de feiras dedicadas à casa e em entrevistas com profissionais de arquitetura doméstica franceses e brasileiros, este artigo postula que a ode contemporânea à “brasilidade” obscurece a persistência dos critérios de excelência advindos dos países que historicamente impuseram sua dominação simbólica e, no caso em pauta, do “bom gosto francês” (real ou imaginado) nas representações da “bela morada” no Brasil dos dias de hoje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Although it is commonly argued today that Brazil’s eclectic gardens and dwellings were never just a copy of European models, since they involved a singular appropriation not found in Europe, it can also be shown that, conversely, the ways of living celebrated in contemporary Brazil are still informed by foreign reference. Based on a quantitative and qualitative analysis of architecture and interior design reviews, the observation of interior design fairs, and interviews with French and Brazilian professionals from the area of domestic architecture, this article postulates that the contemporary ode to ‘Brazilianness’ obscures the persistence of criteria of excellence imported from countries that have historically imposed their symbolic domination and, in this specific case, the continuing influence of ‘French good taste’ (real or imagined) in representations of the ‘beautiful home’ in today’s Brazil.
  • A COMODITIZAÇÃO DAS VAGAS DE EMPREGO: PRÁTICAS DE MERCADO DAS AGÊNCIAS DE EMPREGO COM COBRANÇA DE TAXAS NO RIO DE JANEIRO (1950-1975) Article

    Lima, Léa

    Resumo em Português:

    Resumo “O trabalho não é uma mercadoria”: Um dos primeiros entendimentos desta máxima diz respeito à intermediação do emprego, apoiando políticas para extinguir as taxas cobradas aos trabalhadores por sua colocação e para incentivar o desenvolvimento de um serviço público de emprego. O artigo propõe voltar à uma das fontes da convenção das vagas como mercadorias, examinando o trabalho comercial realizado por agências de emprego privadas entre 1950 e 1975 para seduzir os que procuram emprego e convencê-los a pagar por um serviço de intermediação. Pode-se argumentar que o mercado de trabalho foi colonizado pela cultura do consumidor quando essas agências privadas de emprego importaram técnicas, códigos e expectativas normativas específicas para o universo do mercado consumidor de bens materiais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract “Labor is not a commodity”: One of the earliest understandings of this maxim concerns the intermediation of employment by supporting policies to extinguish the fees charged to workers for their placement. In Brazil, employment agencies fees never disappeared. The article goes back to the period of expansion of private intermediation in Rio de Janeiro, from 1950 to 1975, to observe their market practices. In order to attract job seekers and convince them to pay for an intermediation service, we argue that those actors performed the commodityhood of job vacancies. We analyzed a sample of 3556 job and employment agencies ads published in the Jornal do Brasil, from 1945 to 1975, highlighting three social processes of commoditization of job vacancies: the objectivation of job vacancies as “real things to be bought,” the performing of profusion and collection of job vacancies as “things to be chosen,” and the social ascension rhetoric of the unemployed to the status of customer. With the employment agencies work market, the world of labor appears as colonized by techniques, codes, and expectations from world of mass consumption.
  • O CINEMA ENCLAUSURADO E A CASA COMO REFÚGIO Resenha

    Altmann, Eliska; Bacal, Tatiana
  • ERRATUM Erratum

  • ERRATA Errata

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com