Acessibilidade / Reportar erro
Sociologia & Antropologia, Volume: 12, Número: 2, Publicado: 2022
  • PERSPECTIVAS ANTROPOLÓGICAS MUNDIAIS SOBRE NACIONALISMOS ECONÔMICOS Article

    Kingsolver, Ann E.; Pandey, Annapurna Devi; Onto, Gustavo; Opesen, Chris C.; Appel, Hannah

    Resumo em Português:

    Resumo Na medida em que um número crescente de governos nacionais tem promovido políticas econômicas nacionalistas e o rompimento ou a renegociação de relações políticas e econômicas globais, a impossibilidade de desconexão de circulações globais é ilustrada pela própria difusão do discurso do nacionalismo econômico, embora concebido e implementado diferentemente, em resposta a contextos históricos e políticos específicos. Com base nas possibilidades das antropologias mundiais, os autores constroem análises conectadas dos efeitos vividos e das contradições das políticas econômicas nacionalistas, por meio de exemplos etnográficos do Brasil, da Índia, de Uganda e dos Estados Unidos. Analisando esses contextos comparativamente, o artigo enfatiza a natureza plural, transhistórica, transnacional, generificada e contestada das políticas e discursos nacionalistas econômicos no mundo, apontando para a necessidade do aprofundamento de pesquisas empíricas sobre os diversos sentidos e mobilizações políticas de projetos nacionalistas econômicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract As rising numbers of national governments promote economic nationalist policies and the withdrawal from (or renegotiation of) global political and economic relationships, the impossibility of disconnecting from global circulations is illustrated by the traveling discourse of economic nationalism itself, although conceptualized and implemented quite differently as refracted through specific historical and political contexts. Drawing on the possibilities of world anthropologies, the authors build connected analyses of the lived effects and contradictions of economic nationalist policies through their ethnographic examples from Brazil, India, Uganda, and the US. In comparatively analyzing these contexts, the authors emphasize the plural, transhistorical, transnational, gendered, and contested nature of economic nationalist policies and discourses worldwide, pointing to the need for further empirical investigations into diverse understandings and political deployments of economic nationalist projects.
  • TRAJETÓRIAS SOCIAIS EM ESTRATOS MÉDIOS: FAMÍLIA, ESCOLARIDADE E TRABALHO Artigo

    Menezes, Vitor Matheus Oliveira de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a socialização familiar, considerando a forma pela qual recursos circulam, são acessados e transmitidos pelas relações de parentesco; e as práticas de aprendizado desenvolvidas no seio da esfera familiar, que incidem sobre formas de ver e agir no mundo e terminam por orientar expectativas e comportamentos individuais. Parto de entrevistas realizadas em Salvador para examinar as relações entre parentes, os percursos em instituições educativas, as trajetórias no mercado de trabalho e as autoidentificações de classe. O estudo observou trajetórias marcadas por investimentos que visam alçar os indivíduos para além das características originárias das unidades domésticas. Contudo, os resultados destes investimentos são incertos, como “apostas”, visto a imprevisibilidade de certos fatores, tais como a capacidade de absorção do mercado de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article exams the family socialization, considering the mobilization, access and distribution of resources through kinship; and the learning practices developed within families, shaping the ways of seeing and acting in the world and guiding the individual expectation and behavior. I analyzed interviews conducted in Salvador to discuss kinship relationships, trajectories in educative institutions, experiences in labor market, and self-perceptions of class. This study focused on trajectories followed by investments that aim to project the individual beyond the limits of the domestic units. But the results of these investments are uncertain, like “bets”, because some factors, such as the absorption of workforce, are unpredictable.
  • QUANDO A LEI É NORMA: UMA ANÁLISE DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DE NARRATIVAS DE EXAME DA JUSTIÇA JUVENIL BRASILEIRA Artigo

    Durães, Telma Ferreira Nascimento; Lima, Ricardo Barbosa de; Santos, Liza Franco Busse Reis dos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA em sua seção relativa ao ato infracional e as narrativas de exame da magistratura e da promotoria atuantes no sistema de justiça juvenil. Entende-se que o ECA e as narrativas de exame são forjados com o poder disciplinar, na lógica que o concerne, constituindo-se em vetores para sua expansão. É exposta a articulação entre esse poder e a lei do ECA, assim como entre ele e as narrativas. Por fim, é dada visibilidade ao perfil/tipo de adolescente suscetível à maior intensidade punitiva no interior do sistema socioeducativo. As noções de sociedade/poder disciplinar e exame pensadas por Michel Foucault são guias orientadores desta reflexão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyses the Brazilian Child and Adolescent Statute - ECA in its section on the infraction act and the magistrature and prosecution´s exam narratives in the juvenile justice system. It is understood that ECA and exam narratives are forged with the disciplinary power, in the logic that concerns it, comprising vectors for its expansion. The articulation between this power and the ECA law, as well as between it and the narratives, is exposed. Finally, the profile/type of adolescent susceptible to greater punitive intensity within the socio-educational system is given visibility. The notions of society/disciplinary power and examination thought by Michel Foucault are orienting guides of this reflection.
  • O DEBATE SOBRE A CRISE DO CONDICIONAMENTO ARTÍSTICO: ARTE CONCEITUAL NO BRASIL (1964-1975) Artigo

    Mari, Marcelo

    Resumo em Português:

    Resumo O debate sobre a forma moderna e a autonomia marcaram uma geração de críticos e estetas no Brasil. Especialmente a partir dos anos de 1950 e 1960, a questão da autonomia da arte esteve presente na articulação entre liberdade artística e formação da nação brasileira a partir da internacionalização da arte moderna. A autonomia da arte passou a ser defendida nesse contexto como uma barreira erguida contra a instrumentalização governamental da arte ou a assimilação pelo mercado. São justamente essas duas opções e seu campo de batalha a partir de considerações de Antonio Candido e Mário Pedrosa nos embates discursivos da Guerra Fria. A partir do Ato Institucional de número 5, muitos artistas e Frederico Morais, crítico de arte, começaram a agir e interferir na produção de arte conceitual. Por estarem distanciados do mercado de arte, eles conseguiram se libertar de alguns condicionamentos do sistema artístico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The debate on modern form and autonomy marked a generation of critics and aesthetes in Brazil. Especially from the 1950s and 1960s, the question of the autonomy of art was present in the articulation between artistic freedom and the formation of the Brazilian nation from the internationalization of modern art. The autonomy of art came to be defended in this context as a barrier erected against the governmental instrumentalization of art or assimilation by the market. It is precisely these two options and their battlefield from the considerations of Antonio Candido and Mário Pedrosa in the discursive battles of the Cold War. From the institutional act of number 5, many artists and Frederico Morais, art critic, begin to act and interfere in the production of conceptual art. By setting themselves apart from the art market, they managed to break free from some of the conditioning of the art system.
  • NÃO FOSSE ISSO E ERA MENOS / NÃO FOSSE TANTO E ERA QUASE: PAULO LEMINSKI, O POETA DE CURITIBA Artigo

    Kosicki, João Victor Chaves Serpa

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objeto a trajetória artística do poeta Paulo Leminski. Partindo de uma abordagem amparada na ideia de campo - enquanto espaço hierarquizado e relacional de concorrência específica -, tomo a obra e suas condições de possibilidade para demonstrar como as relações entre centro e periferia no interior do campo literário brasileiro tiveram impacto na trajetória artística do escritor paranaense. Assim, analiso o período de produção da obra Catatau, publicada em 1975, e a recepção imediata do livro para elucidar as relações entre Leminski e os grupos paulista e mineiro. Desse modo, demonstro como o Catatau foi um ponto de viragem na trajetória do escritor e como, por estar enredado nas constrições específicas de disputas e concorrência do período, as soluções estéticas adotadas posteriormente em sua poesia têm relação direta com o destino do livro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article has as its object the artistic trajectory of Paulo Leminski. From an approach based in the field theory - as hierarchized and relational space of specific concurrence -, I take his work and his conditions of possibility to show how the relations between center and peripheries in the Brazilian literary field had a great impact in the artistic trajectory of the writer from the state of Paraná. Thus, I focus on the writing period of the book Catatau, published in 1975, and at its immediate reception to clarify the relations between Paulo Leminski and the groups of São Paulo and Belo Horizonte. Then, I proceed to reveal how the publishing of Catatau was a turning point in the writer’s trajectory and how, by being bound to the specific constrains of the time, the aesthetics solutions applied in his later works are directly related to the destiny of this book.
  • DIFERENCIAÇÃO E INTEGRAÇÃO SISTÊMICAS EM FLORESTAN FERNANDES Artigo

    Silva, Lucas Trindade da

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo pretende demarcar a especificidade dos conceitos de diferenciação e integração sistêmicas na reflexão de Florestan Fernandes sobre o Brasil. Após esclarecer a distinção entre os problemas da diferenciação/integração sistêmica e da diferenciação/integração social, é apresentado, sucintamente, como o primeiro problema aparece no funcionalismo normativo de Talcott Parsons, assumindo-o como instância de controle teórico-comparativo. Finalmente, é analisado como Fernandes trabalha criativamente os conceitos em foco, contrastando com os resultados da seção anterior e em diálogo crítico com esforços de periodização de sua obra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses the concepts of system differentiation and integration in Florestan Fernandes’ reflection regarding Brazil. After clarifying the distinction between the problems of system differentiation and integration and social differentiation/integration, it briefly presents how the former appears in Talcott Parsons’ normative functionalism, taken as an example of theoretical-comparative control. Finally, it analyzes how Fernandes creatively employs these concepts, comparing it with the previous discussion and in a critical dialogue with efforts to contextualize his work.
  • (18)22 + (19)22 = ? Artigo

    Ricupero, Bernardo

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo procura fazer um duplo balanço da Semana de Arte Moderna e da Independência. Mais do que isso, pretende explorar livremente a relação entre os dois acontecimentos, em uma perspectiva que já pode ser chamada de longa duração. Para realizar o balanço, são utilizados como materiais especialmente trabalhos sobre o pensamento político e social brasileiro. Procura-se, sobretudo, esboçar uma interpretação do modernismo brasileiro, na qual é ressaltado, em dissonância com o que pode ser chamado de uma espécie de sensibilidade sobre 1922 que tem ganhado força, seu caráter fundamentalmente democrático. De maneira complementar, para que o argumento ganhe corpo, mobiliza-se uma interpretação da Independência, identificada com Caio Prado Júnior e Florestan Fernandes, que chama a atenção para as deficiências democráticas de 1822, que marcam o país desde então. Relaciona-se, a partir daí, em sentido oposto, a orientação democrática de 1922.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article seeks to evaluate the Brazilian Modern Art Week and Independence. Even more, it seeks to freely explore the relations between both events in a perspective that can already be considered as long-term. For this evaluation, the material used is especially works of Brazilian political and social thought. We try specially to start to develop an interpretation of Modernism that emphasizes its democratic character, what contrasts with the prevailing view about the movement. Besides, to strengthen the argument, is mobilized a certain interpretation about Independence, identified with Caio Prado Jr. and Florestan Fernandes, that highlights the democratic deficiencies of 1822, which mark the country since then. In an opposite sense, we relate it to the democratic character of 1922.
  • CAMINHANDO DE COSTAS: PAU BRASIL(OSWALD DE ANDRADE) E BOITEMPO (CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE) Artigo

    Said, Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo Pau-Brasil (1925), de Oswald de Andrade, e Boitempo (1968), de Carlos Drummond de Andrade, são obras limiares, à medida que se situam respectivamente na abertura e no fechamento da intermitente era modernista da literatura brasileira. Além disso, as duas coletâneas de poemas revisitam o passado colonial e oligárquico, construindo intepretações singulares sobre a história do Brasil. Nesse sentido, partimos do pressuposto de que elas constroem internamente, cada uma a seu modo, uma historicidade própria, definida a partir de um tempo compósito. Este artigo pretende realizar uma leitura comparada entre as duas obras, a fim de investigar o modo como elas repensam, em viés poético, elementos estruturais de nossa formação histórica e social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Pau-Brasil (1925), by Oswald de Andrade, and Boitempo (1968), by Carlos Drummond de Andrade, are threshold works, as they stand respectively at the opening and closing of the intermittent modernist era of Brazilian literature. Also, the two collections of poems revisit the colonial and oligarchic past, building unique interpretations of Brazilian history. In this sense, we start from the assumption that they build internally, each in its own way, their own historicity, defined from a composite time. This article intends to carry out a comparative reading between the two works, to investigate the way in which they rethink, in a poetic way, structural elements of our historical and social formation.
  • MOCIDADE REDIVIVA: MÁRIO DE ANDRADE, OS JOVENS MINEIROS DE 1920 E O SELF MODERNISTA Artigo

    Bittencourt, Andre; Hoelz, Maurício

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa a relação entre Mário de Andrade e duas gerações de jovens escritores mineiros nos anos 1920. Tomando como material empírico da pesquisa o periódico A Revista e a correspondência de Mário com Carlos Drummond de Andrade, Francisco Martins de Almeida e Rosário Fusco, dentre outros, procurou-se qualificar a importância da categoria “mocidade” e como nela está implicada uma nova forma de ver a cultura e a as relações sociais. A hipótese do artigo é de que a correspondência de Mário com os rapazes mineiros, apesar de diversa, foi um mecanismo central para a modelagem de um self modernista, este fundamental para a construção do modernismo como movimento cultural, cujos valores e ideias teriam a mocidade como portadora social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyses the relation between Mário de Andrade and two generations of young people from Minas Gerais in the 1920s. Taking as its research material both the journal A Revista and Mário de Andrade’s correspondence with Carlos Drummond de Andrade, Francisco Martins de Almeida, and Rosário Fusco, among others, it aims to discuss the importance of the idea of “youth” for modernism and how it entails a new way of seeing culture and social relationships. The study hypothesizes that this correspondence, although diverse, was an essential tool for modelling a modernist self, which, in turn, was crucial to constructing modernism as a cultural movement whose values and ideas have youth as their social bearers.
  • REPETIÇÃO DIFERENÇA: SILVIANO SANTIAGO E O CENTENÁRIO DO MODERNISMO QUE VIRÁ (SEGUIDO DE “ALEIJADINHO, BRETAS E OS POETAS MODERNISTAS (1927-1930)”) Registro De Pesquisa

    Botelho, André

    Resumo em Português:

    Resumo Este registro de pesquisa situa um texto importante de Silviano Santiago dentro do debate sobre o que se pode fazer, hoje, com o legado do modernismo. Ainda, coloca questões sobre este movimento cultural para além do seu marco simbólico mais consagrado, a Semana de Arte Moderna de São Paulo, de 1922. Em 2024, comemoraremos o centenário da viagem modernista a Minas Gerais: um bom momento para rediscutir eurocentrismo, cosmopolitismo, ideais de pureza e unidade na cultura brasileira, bem como limites e possibilidades da nossa dependência cultural no cenário mundial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research register places an important Silviano Santiago’s text in the debates over what can be done with the modernist legacy. Also, it questions this cultural movement beyond its most consecrated symbolic mark, the Modern Art Week of São Paulo, of 1922. In 2024, we celebrate the centenary of the modernist trip to Minas Gerais: a good moment to rediscuss the eurocentrism, cosmopolitanism, purity and unity ideals in the Brazilian culture, in addition to the limits and possibilities of our cultural dependence in the world scene.
  • INDEPENDÊNCIA, MODERNISMO E AS CIÊNCIAS SOCIAIS: UMA CONVERSA COM LILIA SCHWARCZ E ANDRÉ BOTELHO Registro De Pesquisa

    Brasil Jr., Antonio; Schwarcz, Lilia; Botelho, André

    Resumo em Português:

    Resumo Estimulados pela dupla efeméride do bicentenário da Independência e do centenário da Semana de Arte Moderna, convidamos Lilia Schwarcz e André Botelho para uma conversa sobre as possíveis contribuições das ciências sociais para um enquadramento mais amplo, crítico e reflexivo desses dois eventos fundantes da nacionalidade brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Stimulated by the double celebration of the bicentenary of the Independence and the centenary of the Modern Art Week, we invite Lilia Schwarcz and André Botelho to a conversation about the possible contributions of the social sciences to a wider, more critical and reflexive framing of these two founding events of Brazilian nationality.
  • MÁRIO DE ANDRADE E O BRASIL EM MOVIMENTO Resenha

    Sant’Anna, Sabrina Marques Parracho
  • A TEOLOGIA ECONÔMICA DOS MERCADOS DESENRAIZADOS Resenha

    Bittencourt, Matheus Boni
Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com