Acessibilidade / Reportar erro

DIFERENCIAÇÃO E INTEGRAÇÃO SISTÊMICAS EM FLORESTAN FERNANDES* * Este artigo é mais um resultado da frutífera interlocução e produção intelectual no interior do projeto de pesquisa “Florestan Fernandes e os dilemas sociais brasileiros: história do tempo presente”, coordenado por Eliane Veras Soares (UFPE) e integrado pelos professores, pesquisadores e amigos Ana Rodrigues Cavalcanti Alves (UFBA), Aristeu Portela (UFRPE), Diogo Valença Costa (UFRBA) e Remo Mutzenberg (UFPE), aos quais agradeço carinhosamente. Gostaria de agradecer também, de modo enfático, aos pareceristas anônimos e aos editores da revista Sociologia & Antropologia, que, com paciência e profissionalismo exemplar, contribuíram para uma significativa elevação da qualidade do texto. As falhas ainda presentes são de minha inteira responsabilidade.

SYSTEM DIFFERENTIATION AND INTEGRATION IN FLORESTAN FERNANDES

Resumo

Este artigo pretende demarcar a especificidade dos conceitos de diferenciação e integração sistêmicas na reflexão de Florestan Fernandes sobre o Brasil. Após esclarecer a distinção entre os problemas da diferenciação/integração sistêmica e da diferenciação/integração social, é apresentado, sucintamente, como o primeiro problema aparece no funcionalismo normativo de Talcott Parsons, assumindo-o como instância de controle teórico-comparativo. Finalmente, é analisado como Fernandes trabalha criativamente os conceitos em foco, contrastando com os resultados da seção anterior e em diálogo crítico com esforços de periodização de sua obra.

Palavras-chave:
Diferenciação Sistêmica; Integração Sistêmica; Modernidade; Teoria Sociológica; Florestan Fernandes

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com