Acessibilidade / Reportar erro

QUEM SÃO OS FUTUROS PROFESSORES DO BRASIL? O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO ENSINO SUPERIOR1 1 Este trabalho não existiria sem a contribuição dos pesquisadores envolvidos no Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Desigualdade, ligado ao Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os pesquisadores Felícia Picanço e Carlos Costa Ribeiro também deram contribuições fundamentais à elaboração do artigo. Diego Nunes da Rocha agradece ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ.

WHO ARE BRAZIL’S FUTURE TEACHERS? THE SOCIOECONOMIC PROFILE OF HIGHER EDUCATION DEGREE COURSES

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos estudantes de ensino superior que ingressaram em cursos de licenciatura após seu período de expansão e diversificação no século XXI. Para tal, foi necessário revisar a literatura nacional e internacional, compreender um pouco da história da formação de professores no Brasil e como o crescimento do ensino superior entre 2002 e 2016 influenciou a matrícula de discentes nesses cursos. A partir deste trabalho inicial, foi possível interpretar com mais fundamento os resultados gerados a partir da utilização de modelos multinomiais para a manipulação dos Exames Nacionais de Desempenho dos Estudante (Enade) de 2015, 2016 e 2017. Nesses modelos, foram utilizadas combinações institucionais com grau acadêmico, rede, modalidade como variável dependente, enquanto o nível socioeconômico, a idade e o gênero dos estudantes foram utilizados como variáveis independentes. Os resultados apontam que estudantes de nível socioeconômico baixo, mulheres e indivíduos mais velhos possuem maior probabilidade de estarem em cursos de licenciatura.

Palavras-chave:
Ensino superior; Desigualdades sociais; Estratificação horizontal; Licenciatura; Enade

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com