Acessibilidade / Reportar erro

RESUMOS DE TESES

ABSTRACTS OF THESIS

RESUMOS DE TESES ABSTRACTS OF THESIS* * Tesis apresentadas à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

ADAMI, NILCE PIVA– CAMPOS DE PRÁTICA DE ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO. São Paulo, 1973. [Tese de doutoramento]

Este estudo teve por objetivo avaliar os serviços de enfermagem dos campos de prática de enfermagem de saúde pública utilizados pelas escolas de enfermagem do Estado de São Paulo e a prática de enfermagem de saúde pública oferecida às estudantes em termos da adequação entre o ensino teórico e o prático de enfermagem de saúde pública.

Os dados foram coletados junto às seis escolas de enfermagem existentes em fins de 1971 e em vinte e seis estabelecimentos de saúde utilizados como campos de prática de enfermagem de saúde pública na capital e em três outros municpios do Estado de São Paulo em 1972.

Os resultados encontrados permitiram à autora chegar a algumas conclusões, dentre as quais destacam-se as seguintes:

1 – Os programas de ensino de enfermagem de saúde pública não apresentam todos os componentes necessários à previsão global do trabalho docente e discente durante o desenvolvimento do ensino dessa Disciplina.

2 – Na seleção dos locais para estágio, apenas alguns dos critérios estabelecidos pelas educadoras de enfermagem podem ser utilizados, dado a carência de estabelecimentos de saúde que apresentem todas as características desejáveis a um campo de prática.

3 – Existe uma separação entre o ensino e o exercício da enfermagem nos campos de prática estudados; poucas escolas colaboram de um modo efetivo junto aos serviços de enfermagem, visando a melhoria da prestação de ações de enfermagem.

4 – Os estabelecimentos de saúde estudados apresentam recursos de enfermagem insuficientes em quantidade e qualidade, para o atendimento de suas necessidades de pessoal, por conseguinte, muitas atividades e tarefas de enfermagem não são prestadas à população.

5 – Os serviços de enfermagem estudados, apresentam deficiências técnico-administrativas que podem prejundicar a assistência de enfermagem prestada à clientela e o ensino das estudantes de enfermagem.

6 – Muitas deficiências apresentadas pelos serviços de enfermagem são resultantes de falhas na estrutura dos serviços de saúde.

MARTINS, IGNEZ SALAS – ESTUDO DA EXCREÇÃO DE CREATININA E SUA RELAÇÃO COM INDICADORES INDERETOS DE MASSA MUSCULAR EM CRIANÇAS ENTRE 5—½ 12 ANOS DE IDADE. São Paulo, 1973. [Tese de doutoramento]

Foi feito um estudo da excreção urinária de creatinina num período de 24 horas em crianças de 5 a 12 anos de uma comunidade fechada. Observou-se a influência da qualidade da dieta, da atividade física, do volume urinário e dos indicadores indiretos de massa muscular na excreção deste constituinte urinário. Os resultados obtidos mostraram que a excreção média de creatinina em um período de 24 horas não se relaciona com a dieta, atividade física e volume urinário. Houve, entretanto, uma relação de dependência entre a excreção de creatinina e os seguintes indicadores indiretos de massa muscular; peso, altura, circunferência braquial, circunferência muscular, circunferência torácica e circunferência craniana. Os indicadores que mostraram maior dependência com a excreção de creatinina foram a altura e circunferência torácica. A excreção de creatinina não apresentou ciclagem, sendo constante a qualquer momento dentro do período de 24 horas.

PATARRA, NEYDE LOPES – O ESTUDO SOBRE REPRODUÇÃO HUMANA NO DISTRITO DE SÃO PAULO: UM ENFOQUE SOCIOLÓGICO. São Paulo, 1973. [Tese de doutoramento]

Para realização do trabalho foi utilizada parte do material empírico do Estudo, obtido através de dois levantamentos amostrais – retropectivo e prospectivo – com mulheres não solteiras, entre 1965 e 1967. Discute-se o aparecimento da preocupação com a fertilidade humana, como essa preocupação é incorporada à problemática sociológica, no nível acadêmico e, dentro dessa problemática, como as concepções mais amplas das relações entre crescimento populacional e desenvolvimento econômico nortearam as colocações teóricas e metodológicas que caracterizaram a maioria dos estudos sobre o tema. Examina-se o surgimento e a difusão da preocupação com a fertilidade na América Latina, e as principais pesquisas realizadas na região. Os dados empíricos são analisados principalmente através de análise de trajetórias. Comparam-se os resultados obtidos com os de outros estudos e com trabalhos baseados na mesma pesquisa, mas com outros procedimentos estatísticos. Na análise discute-se o alcance e as limitações dos diferentes procedimentos, vinculando-os aos esquemas teóricos utilizados. Apesar de os dados evidenciarem ser a fertilidade tendencialmente baixa e controlada, há indícios de que seus diferenciais, bem como ideais e valores relativos ao tamanho da família, resultam de pressões opostas, conflitos, contradições e possibilidades diferenciadas de sua realização; é de se supor que a situação de classe das famílias vivenciando as transformações profundas pelas quais está passando a sociadade brasileira, que se refletem de forma acentuada em São Paulo, estejam na base desse processo. A partir das limitações encontradas para uma compreensão mais global do tema, limitações derivadas da forma como esse tema tem sido abordado, sugere-se sejam desenvolvidos marcos teóricos alternativos, a partir dos quais não só a fertilidade, mas também a mortalidade e a migração seriam integrados na análise do tema, que passaria a ser o "processo de reprodução da população" Esse tema deveria ser enfocado a partir dos processos globais de transformação da sociedade.

RONÇADA, MARIA JOSÉ – NÍVEIS SÉRICOS DE VITAMINA A E CAROTENO NOS MIGRANTES EM TRÂNSITO PELA CENTRAL DE TRIAGEM E ENCAMINHAMENTO (CETREN), NA CAPITAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. São Paulo, 1973. [Tese de doutoramento]

Foi feito estudo dos níveis das concentrações séricas de caroteno e vitamina A (ICNND) em 1097 migrantes nacionais em trânsito na Central de Triagem e Encaminhamento (CETREN), na Capital do Estado de São Paulo, no período de 18 de julho a 17 de agosto de 1972. Os resultados apontaram a existência de um problema de Saúde Pública em relação à vitamina A, segundo critérios da OPAS. Sugestões foram indicadas para diminuir a prevalência da hipovitaminose A nesse grupo populacional.

SILVA, CARLOS CELSO DO AMARAL – POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E EUTROFILIZAÇÃO. São Paulo, 1973. [Tese de doutoramento]

Além de outros agentes poluidores resultantes das atividades humanas, quantidades excessivas de nutrientes têm sido introduzidas em corpos de água superficiais de maneira a causar modificações significativas nas características do ambiente aquático. Entre tais modificações está a aceleração do processo de eutrofização. Tal fenômeno é discutido sob o ponto de vista do engenheiro sanitarista que se ocupa de atividades de controle da poluição das águas enfocando os prejuízos causados aos diversos usos da água pelo processo eutrofizante. De acordo com tal enfoque a eutrofização é então considerada na forma marcante de poluição. Resultados de estudos realizados no Brasil e no exterior com base em bibliografia disponível, são discutidos e analisados. Em ambiente nacional ressaltam-se os estudos feitos no lago Paranoá, em Brasília, no Reservatório Billings, em São Paulo, e na Represa de Americana, na Bacia do Rio Atibaia. Conclue-se que existem dificuldades técnicas de várias naturezas para medir a contribuição de nutrientes das diversas fontes mas que é possível caracterizar o potencial poluidor das mesmas, através de alguns índices adequados. Sugere-se que o controle da eutrofização de lagoas e reservatórios deve fazer parte das atividades de controle da poluição das águas a serem exercidas por organismos adequadamente estruturados, suportados por uma legislação capaz de propiciar os meios legais para as ações preventivas corretivas. No caso dos corpos de água em território nacional, discutidos no trabalho, sugere-se um aprofundamento dos estudos iniciados, dentro de um programa mais elaborado de controle da poluição das águas.

SILVA, EUNICE PINHO CASTRO – EFICIÊNCIA DA AMOSTRAGEM POR GONGLOMERADOS. USO DA TAXA DE ECLOSÃO E DO PERÍODO DE INCUBAÇÃO DE OVOS DE TRIATOMA INFESTANS. São Paulo, 1973. [Tese de doutoramento]

Adotar o conglomerado mais econômico (maior precisão para fixado custo; menor custo para fixada precisão) é um princípio a ser seguido quando se toma congolmerado como unidade amostral. Estudando o T. infestans quanto a taxa de eclosão e período de incubação, propuzeram-se três tipos de conglomerados de diferentes tamanhos, caracterizados por haver dentro dos conglomerados, a seguir:

Objetivo: determinar dentre os conglomerados propostos, qual o mais econnômico. Todos os triatomíneos da pesquisa e os ovos que serviram para estudar os tipos de conglomeração, foram mantidos em estufa a 30°C e umidade relativa do ar 60 a 70%.

Obtenção dos conglomerados:

Tipo I – Com postura diária de um grupo (40 machos e 40 fêmeas num cristalizador) formavam-se conglomerados de tamanho 5. Reunindo-se estes, consideraram-se conglomerados de tamanhos: 10, 15, 20, 25 e 30.

Tipo II – Idem, porém com postura semanal.

Tipo III – 40 casais, cada qual num cristalizador, davam origem a conglomerados cada um sendo a postura semanal de 1 fêmea. Consideraram-se também os conglomerados obtidos reunindo-se estes 2 a 2 e 3 a 3.

Para fins práticos, considerou-se o custo, neste estudo, proporcional apenas ao número de ovos selecionados donde conglomerado mais eficiente (maior precisão para fixado número de ovos; menor número de ovos para fixada precisão) seria o mais econômico. Para cada tipo, aumentando o conglomerado, diminue a eficiência relativa. As conclusões foram:

SZARFAC, SOPHIA CORNBLÜTH – ANEMIA FERROPRIVA EM PARTURIENTES E RECÉM-NASCIDOS DE UM GRUPO POPULACIONAL DE BAIXO NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO DE SÃO PAULO. São Paulo, 1973. [Tese de doutoramento]

Propõe-se verificar num extrato de parturientes do município de São Paulo, de características sócio-econômicas bem definidas, a prevalência de deficiências de ferro, assim como a relação desta deficiência com alguns níveis hematológicos do recém-nascido e com seu peso ao nascer. O levantamento bioquímico foi obtido através de dosagens de concentração de hemoglobina, hematócrito, ferro sérico, capacidade de ligação de ferro e proteinas séricas totais, no sangue de parturientes e respectivos produtos conceptuais. Os resultados deste levantamento mostraram uma prevalência de anemia em 52,7% das parturientes. A análise estatística dos resultados bioquímicos sugere haver inter-relação entre os valores hematológicos do binômio mãe-filho, e destes com o peso do feto ao nascer.

Recomenda-se a obrigatoriedade de tratamento profilático por ministração de sais de ferro, em serviços especializados de atendimento à gestante, que atendam às classes sócio-econômicas semelhantes àquela estudada.

TINÔCO, ALDO DA FONSECA – CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DOS SERVIÇOS SANITÁRIOS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE. São Paulo, 1973. [Tese de doutoramento]

Trata-se da evolução e da estrutura dos serviços de saúde do Rio Grande do Norte onde as condições de saúde e o equipamento sanitário são inseridos no quadro mais amplo dos aspectos sócio-econômicos daquele Estado.

Foi caracterizado o Estado norte-rio-grandense dando destaque ao componente administrativo, ao qual foi atribuida importância equivalente a do capital e dos recursos naturais no processo de desenvolvimento de um país ou região.

Foram descritas mais detalhadamente, as condições da área em estudo, bem como a situação de saúde, que é bem característica de regiões sub-desenvolvidas. Foi ressaltada a dificuldade da informação estatística que permitiu estabelecer com segurança, apenas o nível de saúde da Capital do Estado que foi comparado com os níveis de saúde de outras capitais do Nordeste, através de determinados indicadores. Discorreu-se sobre a legislação sanitária estadual desde a proclamação da República até o ano de 1970, dividindo-a em três períodos, considerando-se os fatos mais significativos ocorridos na evolução histórica dos serviços estaduais de saúde. Através do estudo dos atos legais que mostraram a marcha no tempo dos serviços estaduais de saúde, foi possível uma visão panorâmica da evolução da saúde pública na terra potiguar no período em estudo.

Com base na legislação referida, foi apresentado em organograma, as modificações mais significativas ocorridas na estrutura administrativa dos serviços estaduais de saúde.

Foram analisados os recursos da Secretaria de Saúde, dentro da sua distribuição tradicional – recursos de infra-estrutura, recursos humanos e recursos financeiros. São apresentados os problemas com que se deparam as autoridades sanitárias estaduais, no tocante à localização, distribuição e utilização dos recursos existentes. Considerando tratar-se de área em desenvolvimento, é reconhecida a prioridade para o investimento nos setores econômicos.

Dentro das implicações de natureza administrativa, financeira e técnica, foram feitas sugestões para a reforma administrativa da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, depois de chamar a atenção para a necessidade da implantação do processo de planejamento e adequado serviço de informação estatística sem o qual o planejamento será mero componente especulativo.

  • *
    Tesis apresentadas à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      28 Ago 2006
    • Data do Fascículo
      Set 1973
    Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revsp@usp.br