Acessibilidade / Reportar erro
Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Volume: 1, Número: 6, Publicado: 1967
  • Homenagem póstuma

    Suassuna, Ítalo
  • Focos inveterados de peste no Brasil. A propósito de um pequeno surto da doença ocorrido recentemente no município de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro

    Coura, J. Rodrigues; Silva, J. Rodrigues da; Oliveira, Zamir de; Lopes, Paulo Francisco Almeida

    Resumo em Português:

    Estudando uma microepidemia de peste ocorrida recentemente na localidade denominada Barracão dos Mendes, no município de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro, na qual das 8 pessoas acometidas pela doença 2 vieram a falecer, os autores analisam, à luz dos conhecimentos atuais, o problema da persistência dos chamados "focos inveterados" de peste no Brasil, entre os quais situa-se uma área limitada no município fluminense de Teresópolis com a ocorrência de pequenos surtos em 1941, 1952, 1960 e o atual em abril/maio de 1967, na fronteira de Nova Friburgo com aquele município. Após uma introdução em que fazem um esbôço histórico da penetração da peste no continente sul-americano, de acôrdo com conhecimentos vigentes, relembram a invasão das cidades litorâneas brasileiras pela doença, que depois veio a fixar-se no interior do País, onde se mantem em focos de resistência, com surtos de evolução cíclica. Em seguida estudam minuciosamente do ponto de vista clínico e laboratorial os 6 pacientes sobreviventes da recente micro-epidemia, discutindo a situação atual e as perspectivas futuras de pesquisa e controle dos focos residuais da doença no Brasil. Finalmente, dando especial ênfase ao problema da persistência, limitação geográpca e aparente autonomia dos diversos focos de peste no Brasil, consideram-nos perfeitamente dentro da concepção dos "focos naturais circunscritos" de Pavlovsky. Entretanto, acreditam os autores que na dependência de condições ecológicas peculiares e de "estímulos" que regulam a movimentação e interrelações das diversas espécies da fauna componente da biocenose regional. possa haver "irradiação adaptativa", com localização dêsses focos em áreas vizinhas e ocorrência de surtos "salpicados" da doença, aparentemente independentes, porém mantendo-se sempre dentro da mesma área fisiográfica.

    Resumo em Inglês:

    Under the title "Inveterate foci of plague in Brazil", the authors describe a recent outbreak of this disease in Nova Friburgo in the border of Teresopolis District (Rio de Janeiro State) where similar outbreaks had occurred in 1941, 1952 and 1960. After a short review on the situation of plague in Brazil, they stress the problem of chronic foci - apparently isolated and without connection between them - but with unpredict reccurrent outbreaks. Although these foci seem to be circunscribed the authors believe that under pressure or "ecologic stimulus" an "adaptative radiation" to neighbourhood could happen, but always within the same physiographical area.
  • Análise morfológica e quantitativa dos ovos de Schistosoma mansoni em fezes humanas

    Coutinho, Sérgio Gomes; Andrade, Maurício de; Ferreira, Luiz Fernando; Silva, J. Rodrigues da

    Resumo em Português:

    Os autores, na primeira parte do trabalho, descrevem os principais tipos de ovos de S. mansoni observados em fezes de pacientes originários de zonas endêmicas da esquistossomose e nunca anteriormente submetidos a tratamento. Descrevem a presença de ovos viáveis maduros e imaturos, além de diversos tipos de ovos mortos, inclusive calcificados. Chamam a atenção para a raridade deste último achado, que entretanto, não deve ser desprezado no controle coproscópico após terapêutica antiparasitária. Apresentam fotografias e as dimensões médias dos ovos observados. Em uma segunda parte, fazem a contagem dos ovos de S. mansoni por cm3 de fezes. Encontram maior número de ovos, tanto viáveis como mortos, nos pacientes portadores da forma hepatoesplênica da doença, do que nos portadores da forma hepatointestinal. Verificaram, entretanto, que as percentagens dos diversos tipos de ovos não se afastam muito. Supõem que, ao lado de outros fatures, um maior número de vermes no hospedeiro deva exercer papel importante no desenvolvimento das formas graves da esquistossomose mansoni. Encontram também maior número de ovos, tanto viáveis como mortos, nos indivíduos menores de 20 anos do que nos maiores de 20 anos de idade. No entanto. a percentagem dos diversos tipos de ovos eliminados não sofre grandes modificações nos dois grupos de doentes. Acreditam que além de fatores imunitários, c envelhecimento dos vermes com o decorrer da parasitose possa ser responsável pela diminuição na oviposição. Os dados relativos à contagem global de ovos de S. mansoni em fezes de pacientes afastados de zonas endêmicas confirmam, de uma maneira geral, os resultados encontrados por outros autores em áreas endêmicas da esquistossomose mansoni, quando se referem ao maior ou menor número de ovos eliminados, em relação à forma clínica da parasitose e ao grupo etário dos pacientes.

    Resumo em Inglês:

    The main types of S. mansoni eggs observed in faeces of patients coming from endemíc areas and never before submitted to treatment are described. The finding of mature and immature viable eggs, as well as of several types of dead eggs, including the calcified (black eggs), is demonstrated. Attention is drawn to the rarity of the last mentioned type of eggs, which, however, must not be overseen in the coproscopic control after anti-schistosomal therapy. The main dimensions of the eggs observed as well as their photomicrographs are presented. A counting of S. mansoni eggs per cm3 of faeces was made. Higher counts of viable as well as dead eggs were found in the hepato-splenic form of the disease than in the hepato-intestinal form. However, it was observed that the percentage of the several types of eggs didn't differ very much in the two forms. It was supposed that besides other facters a higher number of worms in the host shouli play an important part in the development of the severe forms of schistosomiasis mansoni. Subjects under 20 years had higher egg counts than those over 20. However, the percentage of the several types of eggs showed no great difference between the two age groups of patients. It was believed that besides the immunological factors the aging of the worm during the parasitaemia can be responsible for the decrease of the oviposition. The data related to the global counting of S. mansoni eggs in faeces of patients of non endemic areas confirmed, in general, the results obtained by other authors in S. mansoni endemic areas, regarding the higher or lower egg counts in relation to the clinical form of the disease or the age of patients.
  • Profilaxia da peste

    Araújo, Renato dos Santos

    Resumo em Português:

    O autor parte da premissa de que a profilaxia da doença infecciosa decorre do encadeamento epidemiológico: fonte de infecção-veículo transmissor - receptivel, para explicar a da peste, baseada no mesmo princípio. Depois de citar os 4 principais complexos epidemiológicos da peste e afirmar que tôda a profilaxia da doença consiste em atingir os dois primeiros elos dessas cadeias e proteger o último, passa a classificar os vários métodos profiláticos empregados em 2 grandes grupos: o das medidas destrutivas ou provisórias e o das medidas supressivas ou definitivas. Entre as primeiras arrola a desratização e a despulização, às quais acrescenta o tratamento e isolamento do doente e do portaãor, e entre as segundas inclui a anti-ratização e a imunização. A seguir, passa a explicar em que consistem essas várias medidas profiláticas e quais os agentes de que se tem lançado mão para executá-las, expendendo ao curso dessa exposição o conceito que formula a respeito de cada uma delas, à guisa de apreciação do seu valor relativo. Enaltece sobretudo as medidas supressivas ou definitivas, às quais empresta a maior significação na luta antipestosa, chamando a atenção, em especial, para a necessidade de estudos imunológicos para aperfeiçoamento do poder imunitário das vacinas de germes vivos avirulentos, que considera um grande recurso para a profilaxia da doença, sobretudo para a proteção do rurícola, cujo labor e modo de vida o expõem inevitavelmente a se infectar, por ocasião da ocorrência de epizootias de origem silvestre. Concluída essa primeira parte, passa a fazer o histórico de como se desenvolveu a campanha contra a peste, no Brasil, desde a época da sua invasão em 1899 pelo pôrto de Santos até os nossos dias. Nesse histórico, detem-se um pouco para expôr a atuação do extinto Serviço Nacional de Peste, o qual, criado em 1941, após a reorganização do Departamento Nacional de Saúde, passou, como órgão específico, a cuidar do problema até sua incorporação em 1956, a dois outros grandes Serviços Nacionais (o de Malária e o de Febre Amarela), para constituição do Departamento Nacional de Endemias Rurais, ao qual cabe atualmente a responsabilidade da campanha.
  • Tratamento da himenolepíase pelo Thelmesan

    Soli, Adelina de S. Velho; Camillo-Coura, Léa

    Resumo em Português:

    Os autores descrevem, os resultados com o emprego de um nôvo medicamento, o THELMESAN, na himenolepíase. Entre 48 casos estudados, 82% tiveram erradicação do parasitismo; a tolerância foi boa, enquanto outras parasitoses associadas não foram influenciadas pelo produto.

    Resumo em Inglês:

    The authors present the results of therapeutic trials carried out with dymanthine hidrochloride, a new drug for the treatment of Hymenolepis nana infection. 82% out of 48 patients whom the drug was given showed parasitological cure. Tolerance was good. No effects were observed on other associated parasites.
Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - SBMT Caixa Postal 118, 38001-970 Uberaba MG Brazil, Tel.: +55 34 3318-5255 / +55 34 3318-5636/ +55 34 3318-5287, http://rsbmt.org.br/ - Uberaba - MG - Brazil
E-mail: rsbmt@uftm.edu.br