Acessibilidade / Reportar erro

O peso do Ocidente: uma etimologia da tolerância1 1 A responsabilidade pelo texto é toda minha. De todo modo, eu agradeço pela leitura preliminar e sugestões de Caio Borges Aguida Geraldes, Gabriel Pugliese, Adalton Marques, José Edilson Teles, Daiane Marques e Alexandre da Silva Chaves.

The weight of the West: An etymology of tolerance

Resumo: Trata-se de um esforço compreensivo em torno de um vocábulo central para se pensar o Ocidente e aquilo que nós nos tornamos. O termo tolerância possui antecedentes que evidenciam sua origem relativa a sofrer, suportar, pesar, comparar. É uma palavra que guarda certas ambiguidades, pois funciona como opção moderna para superação dos conflitos (inicialmente religiosos), ao mesmo tempo em que possui seus próprios limites práticos e conceituais. O recuo feito pretende acompanhar os sentidos implicados na raiz que origina esse termo moderno. Por meio da hipótese protoindo-europeia é feita uma incursão no sânscrito, grego e latim para perceber como a raiz que perdura no vocábulo tolerância produz seus sentidos.

Palavras-chave:
Antropologia; Etimologia; Protoindo-europeu; Tolerância; Modernidade.


Instituto de Estudos da Religião ISER - Av. Presidente Vargas, 502 / 16º andar – Centro., CEP 20071-000 Rio de Janeiro / RJ, Tel: (21) 2558-3764 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: religiaoesociedade@iser.org.br