Acessibilidade / Reportar erro

Tornando-se adulto: uma abordagem antropológica sobre crianças e religião

Através da evidência etnográfica de que as crianças pequenas circulam (ou gostariam de circular) entre as diversas igrejas da cidade pesquisada e, tendo em vista que a religião parece ser definida por essas mesmas crianças como intrinsecamente ligada ao ir à igreja, este artigo " baseado em pesquisa de campo sobre religião na região do semiárido nordestino " trabalha com a hipótese de que a postura do adulto em relação ao sentido dado à religião é inversa ao entendimento infantil, tratando de pensar a categoria do simbólico não em sua suposta natureza ou permanência, mas como construída ao longo dos primeiros anos de vida de uma pessoa. Os dados foram produzidos através do uso de desenhos de crianças de três a treze anos de idade como instrumentos de pesquisa, além da observação participante.

simbólico; crianças; igreja; desenhos


Instituto de Estudos da Religião ISER - Av. Presidente Vargas, 502 / 16º andar – Centro., CEP 20071-000 Rio de Janeiro / RJ, Tel: (21) 2558-3764 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: religiaoesociedade@iser.org.br