Acessibilidade / Reportar erro

Uso do colar de âmbar pela população infantil: riscos x benefícios

Resumo

Objetivo:

Com base em evidências científicas, a proposta do presente trabalho é relatar os prováveis riscos e benefícios do uso do colar de âmbar pela população infantil.

Fontes de dados:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir da elaboração da questão norteadora: “O colar de âmbar apresenta propriedades que justifiquem seu uso durante a erupção dentária?’’. As bases de dados utilizadas foram LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PubMed (National Center for Biotechnology Information), por meio dos descritores: Âmbar; Dentes decíduos; Estrangulamento; Sintomas locais.

Síntese dos dados:

Após a busca dos dados, foram selecionados cinco artigos, os quais apontam insuficiente embasamento científico que comprove os benefícios relacionados ao uso do colar de âmbar. Em contrapartida, existe uma convergência quanto à possibilidade de riscos à saúde, como estrangulamento, asfixia e deglutição das pedras.

Conclusões:

Conclui-se que os profissionais da saúde devem desencorajar o seu uso por crianças até que pesquisas clínicas bem delineadas sejam disponibilizadas.

Palavras-chave:
Âmbar; Dente decíduo; Estrangulamento; Sintomas locais

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br