Acessibilidade / Reportar erro

Acurácia das curvas internacionais de crescimento na avaliação do estado nutricional de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática

Resumo

Objetivo

Verificar, por meio de uma revisão sistemática, a acurácia da avaliação nutricional em crianças e adolescentes com base nas curvas de crescimento de comprimento/altura para a idade e índice de massa corporal para a idade do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) (2000), Organização Mundial da Saúde (OMS) (2006/2007) e International Obesity Task Force (IOTF) (2012).

Fontes de dados

Os artigos foram selecionados nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), via PubMed, National Library of Medicine e The National Institutes of Health (NIH), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os seguintes descritores foram utilizados na busca: “criança’’, “adolescente’’, “avaliação nutricional”, “gráficos de crescimento”, “grupos étnicos”, “estatura-idade”, “índice de massa corporal”, “comparação”, “CDC”, “OMS” e “IOTF”. Os artigos selecionados tiveram sua qualidade avaliada por meio da escala Quality Assessment Tool for Observational Cohort and Cross-Sectional Studies da NIH.

Síntese dos dados

Trinta e três estudos publicados entre 2007 e 2020 foram selecionados e, deles, 20 tinham boa qualidade, 12 tinham qualidade razoável e 1 tinha qualidade insatisfatória. Para menores de cinco anos, as curvas de comprimento/altura para a idade da OMS demonstraram ser apropriadas para as populações de Argentina, África do Sul, Brasil, Gabão, Catar, Paquistão e Estados Unidos. Para maiores de cinco anos, as curvas de IMC para a idade da OMS apresentaram-se acuradas para as populações brasileira e canadense, enquanto as curvas do IOTF se apresentaram acuradas para as populações europeias.

Conclusões

Para maiores de cinco anos, há dificuldade de se obterem curvas internacionais que possam atender a um período tão longo de crescimento e que incluam diferenças genéticas, culturais e socioeconômicas de populações multiétnicas que já tenham superado a tendência secular de crescimento.

Palavras-chave:
Criança; Adolescente; Avaliação nutricional; Gráficos de crescimento; Estatura-idade; Índice de massa corporal

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br