Acessibilidade / Reportar erro

Características clínicas de transtorno do déficit de atenção em crianças e adolescentes: associação com qualidade de vida e aspectos comportamentais

Resumo

Objetivo:

Verificar a associação entre características clínicas de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e aspectos sociodemográficos, qualidade de vida e questionário de capacidades e dificuldades.

Métodos:

Estudo observacional, analítico e transversal, com amostra não probabilística composta de 72 crianças diagnosticadas com TDAH, com idade entre 6 e 13 anos, atendidas em dois ambulatórios de neuropediatria. Os instrumentos utilizados foram o Multimodal Treatment Study Swanson, Nolan e Pelham (MTA-SNAP-IV), de triagem para sinais e sintomas de pessoas com TDAH, o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), o Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB) e a Escala de Avaliação de Qualidade de Vida em Crianças e Adolescentes (AUQUEI). Foram realizadas análises descritiva, bivariada e multivariada, considerando-se o nível de significância de 5%.

Resultados:

Os resultados do SDQ tiveram associação com o resultado alterado do MTA-SNAP-IV (desatento/hiperativo/misto). O aumento de 1 ponto no escore do SDQ elevou em 36,5% a chance de a criança ser classificada como alterada no MTA-SNAP-IV. Em relação ao AUQUEI, 30,6% dos participantes avaliaram a qualidade de vida como ruim e 69,4% como boa.

Conclusões:

O aumento no escore do SDQ elevou a chance de a criança ter o MTA-SNAP-IV alterado.

Palavras-chave:
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade; Qualidade de vida; Comorbidade

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br