Acessibilidade / Reportar erro

Perspectivas de pediatras e pacientes adolescentes sobre o processo de transição em um serviço terciário

Resumo

Objetivo:

Mapear o processo de transição na perspectiva de pediatras e de seus pacientes adolescentes bem como sugerir um protocolo de transição.

Métodos:

Estudo descritivo, transversal, realizado em um Ambulatório de Pediatria de um hospital público terciário. Pediatras responderam a um questionário sobre o processo de transição, que foi avaliado de forma qualitativa. O Questionário de Avaliação do Preparo para a Transição (TRACS) foi respondido pelos adolescentes, e a análise foi feita com testes do qui-quadrado e de Mann-Whitney. Valores p<0,05 foram considerados significantes.

Resultados:

Participaram do estudo 31 pediatras (16 residentes, 15 supervisores), com média de idade de 40,1 (±16,9) anos, 87% do sexo feminino, tempo de atuação na Pediatria variando de dois a 45 anos, com mediana de cinco anos. A maioria dos médicos concordava que não havia um plano de transição, mas eles estimulavam a autonomia do paciente e conversavam com pacientes e familiares sobre qualquer doença crônica presente. Participaram da pesquisa 102 pacientes adolescentes, com mediana de idade de 15 anos, 56% do sexo feminino. A mediana do TRACS foi de 58, com escores semelhantes entre os sexos feminino e masculino, e escores superiores nos maiores de 16 anos (teste U de Mann-Whitney, p=0,01). Os pacientes relataram facilidade na comunicação presencial com seus médicos, mas grande dificuldade para falar sobre questões de saúde por telefone.

Conclusões:

Mesmo sem protocolo de transição, os adolescentes desenvolveram várias habilidades de autocuidado com o avanço da idade. A falta de protocolo levou a opiniões conflitantes, reforçando a necessidade de melhor estruturação. Os autores sugerem a criação de um fluxograma e um protocolo de transição.

Palavras-chave:
Saúde do adolescente; Medicina do adolescente; Transferência de pacientes; Serviços de saúde do adolescente; Doenças crônicas

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br