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Uso das novas tecnologias e promoção da amamentação: revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

Identificar as redes sociais mais utilizadas e os conteúdos mais consumidos pelas mulheres que procuram apoio e esclarecimento sobre amamentação/aleitamento materno.

Fontes de dados:

Revisão integrativa da literatura, nas bases de dados Psychology & Behavioral Sciences Collection, MEDLINE Complete, CINAHL Complete, MedicLatina, Academic Search Complete e Education Resources Information Center (ERIC). A busca foi realizada em abril de 2020. Os critérios de inclusão foram: publicações em português, inglês ou espanhol com vários descritores, tais como Breast-Feeding, Social Networking, Social Media, Breast-Feeding Promotion, no título e resumos, com a combinação dos operadores booleanos AND e OR, estudos originais de natureza primária, disponibilizados na íntegra e publicados entre 2015 e 2020.

Síntese dos dados:

Dos 93 artigos inicialmente avaliados, dez compuseram a síntese descritiva. Foram envolvidos estudos dos Estados Unidos, Suécia, Nova Zelândia, Brasil, Austrália, Indonésia e Suiça. Observou-se que as mulheres utilizam uma variedade de redes sociais, estimuladas pelo fácil acesso à internet e ao seu conteúdo, mediante os mais diversos meios eletrônicos e muitas vezes em mais de um equipamento simultaneamente. A maioria das questões eram temas universalmente reconhecidos como alguns dos motivos mais comuns para a interrupção do aleitamento materno.

Conclusões:

Os estudos analisados evidenciam que as mulheres procuram no Facebook, aplicativos, sites, vídeos on-line, podcasts e e-mail o esclarecimento das suas dúvidas em vez de o ambiente tradicional dos serviços de saúde. Realçamos a importância desses grupos de apoio na promoção da amamentação e a necessidade de os profissionais de saúde se introduzirem nas redes sociais para chegarem às mães.

Palavras-chave:
Aleitamento materno; Rede social; Mídias sociais; Promoção da saúde; Pessoal de saúde

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