Acessibilidade / Reportar erro

A utilização da realidade virtual na estimulação da função manual em crianças com paralisia cerebral: uma revisão sistemática

Resumo

Objetivo:

Identificar na literatura nacional e internacional o uso da realidade virtual no desenvolvimento de habilidades manuais de crianças com paralisia cerebral.

Métodos:

Revisão sistemática realizada nas bases de dados United States National Library of Medicine (PubMed), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (Ovid Medline) utilizando as palavras-chave “paralisia cerebral”, “realidade virtual”, “terapia ocupacional”, “criança”, “atividades diárias/ atividades cotidianas”, em inglês e português. A qualidade metodológica dos artigos selecionados foi avaliada pela Physiotherapy Evidence Database (escala PEDro).

Resultados:

Foram selecionados 228 estudos que incluíam crianças com paralisia cerebral em tratamento com exposição à realidade virtual para a melhora da função manual nas atividades diárias, sendo excluídos os que estavam fora da temática, os incompletos e os duplicados. Três juízes conduziram o processo de seleção dos trabalhos, incluindo 14 artigos na análise.

Conclusões:

Os achados sugerem que a terapia com realidade virtual tem contribuído para a melhora na função manual de crianças com paralisia cerebral, constituindo-se em recurso útil de intervenção coadjuvante potencializadora das terapias tradicionais.

Palavras-chave:
Paralisia cerebral; Realidade virtual; Mão; Desempenho físico funcional; Atividades diárias

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br