Acessibilidade / Reportar erro

A problemática da recuperação da informação diante da variabilidade do registro da autoria dos artigos científicos

EDITORIAL

A problemática da recuperação da informação diante da variabilidade do registro da autoria dos artigos científicos

Maria Helena Palucci Marziale

Editor da Revista Latino-Americana de Enfermagem, Professor Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil, e-mail: marziale@eerp.usp.br

As bases de dados bibliográficas é ferramenta indispensável para a recuperação da informação científica e para a realização de estudos bibliométricos, porém, os erros e as inconsistências nos registros de dados levam à perda de informações relevantes em pesquisas e interferem no acesso aos documentos(1).

A descrição do nome do autor é um dos principais campos de recuperação das informações pelo fato de o usuário, frequentemente, lançar mão desse mecanismo de busca nas bases indexadoras de periódicos científicos e nas bibliotecas virtuais. Assim, a falta de uniformidade no registro do nome do autor prejudica a localização das pesquisas e pode interferir nos índices de citações dos artigos e dos autores, indicadores cada vez mais utilizados na avaliação de periódicos científicos, em processos seletivos e de progressão na carreira acadêmica e na provisão de financiamento de pesquisas.

Apesar das rigorosas medidas de controle, baseadas nas normas internacionais de editoração, as regras e normas, muitas vezes, não são aplicadas de forma coerente pelos editores dos periódicos, além do que há diversidade na forma de registro do nome do autor, quando comparados os registros dos periódicos editados em espanhol e aqueles editados em inglês. Nos periódicos editados em inglês, frequentemente, observa-se a descrição do sobrenome seguido pelos nomes e pelo sobrenome intermediário, quando há. A exemplo, é apresentado o meu nome "Marziale, Maria Helena Palucci". Nas revistas publicadas em espanhol a referência do nome passa a ser "Palucci - Marziale, Maria Helena", observa-se a descrição do primeiro e segundo sobrenomes, seguidos do primeiro nome e segundo nome, porém, pode-se ainda encontrar outras variações.

Em estudo realizado sobre as prováveis causas da inconsistência dos registros dos nomes dos autores, em periódicos editados em espanhol, identificou-se como causas - a utilização pelo autor de variantes de seu nome durante a sua carreira, falta de autoridade de controle das bases de dados, utilização de métodos de indexação incompatíveis e, ainda, possíveis intervenções editoriais de algumas revistas(1).

Outro fator que merece destaque em relação ao nome do autor é a normalização editorial utilizada pelo periódico científico. No Brasil, a maioria dos periódicos da área da Enfermagem utiliza os Requisitos Uniformes de Periódicos Biomédicos - Estilo Vancouver e, nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, observa-se, no entanto, o uso das normas apresentadas pela Associação Americana de Psicologia - APA. A decisão a respeito de as revistas de Enfermagem no Brasil adotar, há alguns anos, o Estilo Vancouver trouxe benefícios na qualidade editorial e na indexação de alguns periódicos em bases de dados nacionais como a Coleção SciELO e internacionais, como a SCOPUS e ISI, e também facilitou o processo de preparação dos manuscritos para os autores, uma vez que muitos periódicos da área adotam a referida normalização.

As bases de dados divulgam e utilizam o registro do nome do autor da forma que ele é descrito nos periódicos científicos e, por isso, é comum encontrar o nome de um mesmo autor citado de diferentes maneiras devido à falta de padronização das revistas e das bases indexadoras. O meu nome, a exemplo, está registrado nas bases ISI - Web Knowledge, Scopus, Medline, Lilacs e Coleção SciELO, com os diferentes registros "Marziale, Maria Helena Palucci"; "Marziale, Maria H P"; "Marziale, M. H."; "Marziale, M. H P"; "Marziale, Maria Helena; "Palucci - Marziale, M H"; "Palucci Marziale, Maria Helena". Essas variações da informação prejudicam a localização e recuperação das obras publicadas e também o cálculo de índices bibliométricos de citação do autor e dos artigos.

Outro aspecto que merece destaque nesse editorial é o registro do nome do periódico nas citações concedidas pelas revistas indexadas nas bases de dados e nos documentos divulgados em sites de busca, como o Google. A incorreção no registro do nome do periódico representa prejuízos nos índices de citações desse periódico e, no Brasil, esses erros podem prejudicar também a avaliação dos programas de pós-gradua- ção, uma vez que a produção científica dos programas é avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, órgão governamental que avalia o ensino de pós-graduação no País. O QUALIS periódicos classifica as revistas onde os professores e alunos dos programas de pós-graduação publicaram e, na elaboração dessa classificação, são utilizados os índices de citações dos periódicos, sendo considerado, principalmente, o índice da base ISI - Web Knowledge, através do fator de impacto divulgado no Journal Citation Report e, na base Scopus, o índice H, divulgado pelo SCimago Journal et Country. As citações, em geral, implicam que um periódico mais citado deve ter maior relevância, ou maior impacto, para a área na qual está inserido e, assim, é usado como medida da importância, ou influência de um periódico, ou grupo de documentos, a partir das citações de artigos que essa revista recebe ao longo de um espaço de tempo(2). Os autores e os editores precisam estar atentos ao registro adequado do nome do autor e do nome do periódico científico que concederem citações em seus artigos.

Diante da problemática situação vivenciada, os autores devem ser encorajados a assinar os seus artigos com o mesmo nome durante toda a sua carreira. Os editores de periódicos de Enfermagem precisam se mobilizar e criar estrutura única para o registro do nome que aparece associado a diferentes documentos fonte, ou seja, os periódicos científicos devem padronizar os elementos utilizados no processo de transferência de informação, incluindo a ordem de prioridade e apresentação das autorias dos artigos e as bases de dados também podem auxiliar nessa importante tarefa.

REFERÊNCIAS

  • 1. Ruiz-Pérez R, Delgado López-Cózar E, Jiménez-Contreras E. Spanish personal name variations in national and international biomedical databases: implications for information retrieval and bibliometric studies. J Med Libr Assoc. 2002;90(4):411-30
  • 2. Marziale MHP. Produção científica da enfermagem brasileira: a busca pelo impacto internacional. Rev Latino-am Enfermagem. 2005;13(3):285-90.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Jun 2009
  • Data do Fascículo
    Abr 2009
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br