Acessibilidade / Reportar erro

Gestão editorial: inovações e perspectivas


A divulgação dos resultados das pesquisas em periódicos científicos de ampla visibilidade é de vital importância para que o ciclo da comunicação científica se complete eficazmente e proporcione a geração de novos conhecimentos, ou a utilização daqueles já produzidos. Considera-se visibilidade de um periódico o grau de exposição proporcionada pelos artigos na comunidade científica, aumentando, assim, as chances do material publicado ser recuperado, lido e citado e, ainda, do conhecimento científico ser apropriado.

A qualidade dos artigos publicados, sua disponibilização na web, em texto completo e acesso aberto, a indexação em bases nacionais e internacionais, com capacidade para responder aos mecanismos de busca e controle bibliográfico e o bom desempenho nos rankings e nas métricas são aspectos que aumentam a visibilidade de um periódico científico e o seu prestígio( 11. Lana FCF, Marziale MHP, Caló LN. Revistas científicas da área de Enfermagem na América Latina e Caribe. In: Mucheroni ML , Ramo LMSVC, Funaro VMBO, Taruhn R, organizadores. Revistas científicas em Ciências da Saúde: visibilidade, forma e conteúdo. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; 2013. p.113-24. Disponivel em: http://www.bvs-sp.fsp.usp.br/tecom/docs/2013/muc2013001.pdf
Disponivel em: http://www.bvs-sp.fsp.usp...
).

Buscando ampliar a visibilidade internacional, a RLAE inicia o ano de 2014 com mudanças substanciais em sua gestão editorial, apresentadas a seguir.

Aumento do número de editores associados - o Comitê de Editores passa a ser composto por um Editor Científico Chefe (ECC), um Editor Científico (EC) e nove Editores Associados (EA), sendo que dois deles estão vinculados a instituições de pesquisa do exterior, uma dos Estados Unidos e outra do Canadá.

Adoção de guias internacionais de apresentação de artigos - com a finalidade de aperfeiçoar a qualidade das informações contidas nos artigos que publica e diminuir o tempo de tramitação entre a submissão e a sua publicação, a revista passou a adotar guias para a apresentação de artigos resultantes de estudos controlados aleatórios (CONSORT - http://www.consort-statement.org/), revisões sistemáticas e metanálises (PRISMA -http://prisma-statement.org/), estudos observacionais em epidemiologia (STROBE - http://strobe-statement.org/) e estudos qualitativos (COREQ - http://intqhc.oxfordjournals.org/content/19/6/349.long). Tais guias são compostos por checklists e fluxogramas, indicados nas declarações internacionais, e devem ser utilizados na submissão dos artigos pelos autores. Cabe ressaltar que a utilização dos guias proporciona a inclusão de informações importantes do estudo do texto, aumentando a possibilidade de publicação do artigo.

Atualização das normas de publicação - descrição mais clara da política editorial adotada, das informações disponibilizadas aos autores, quanto à composição do resumo, nova apresentação de tabelas e figuras, ampliação do número de referências citadas nos artigos e ajustes no vocabulário controlado.

Adoção do Sistema ScholarOne - a partir de 20 de janeiro de 2014, a submissão de artigos pelos autores passou a ser feita pelo sistema ScholarOne - Thomson Reuters, que possibilita a gestão e a operação online, em inglês, dos fluxos de submissão e revisão de artigos. A adoção do sistema foi incentivada pela SciELO aos periódicos de sua coleção, por meio de apoio técnico, a partir do treinamento de pessoal até a implantação do sistema. Para a operabilidade do sistema, ajustes foram realizados pela RLAE nos formulários de submissão dos artigos e no fluxo do processo de avaliação dos mesmos. Após a submissão do artigo pelo autor, os técnicos da secretaria avaliam a sua adequação e, se estiver coerente com as normas de publicação da revista, receberá um número de protocolo, sendo encaminhado para o ECC ou, em casos de impedimento desse, ao EC, que realizará pré-análise do material recebido, considerando o escopo da revista, a qualidade, originalidade do artigo e as contribuições para o avanço do conhecimento apresentado. Nessa etapa do processo de avaliação, o texto pode ser recusado ou aprovado para continuar o processo de avaliação. Na continuidade do processo, o ECC encaminha o artigo a um editor associado e esse indica três consultores para a revisão (peer review). Diante das avaliações dos consultores, o EA emite parecer de aceitação, revisão ou rejeição do artigo e encaminha o seu parecer, junto aos pareceres dos consultores, ao ECC que, após avaliação global do material, toma a decisão final de aceitação, revisão ou de rejeição do artigo. Quando é indicada a revisão, o artigo retorna ao autor, posteriormente aos consultores EA e ECC, repetindo o ciclo anterior. Quando aceito, o artigo passa por correção gramatical, traduções para ser divulgado em português, inglês e espanhol, diagramação e marcação.

Os artigos submetidos até dezembro de 2013 continuarão a tramitação iniciada no sistema antigo até a finalização do seu processo de avaliação.

Adoção da metodologia PubMED Central de marcação dos artigos - proporciona alta resolução, maior qualidade de imagens e amplia o acesso remoto ao periódico.

Ampliação da imagem da RLAE nas mídias sociais - divulgação de notícias em diferentes fontes interativas de informação (hipertextualidade) e manutenção da atividade de press releases.

Essas estratégias foram adotadas na perspectiva de otimizar o processo de submissão e avaliação dos artigos, melhorar a qualidade do material publicado, ampliar a visibilidade da produção científica da Enfermagem Ibero-americana e despertar maior atenção de leitores e autores internacionais para a RLAE.

References

  • 1
    Lana FCF, Marziale MHP, Caló LN. Revistas científicas da área de Enfermagem na América Latina e Caribe. In: Mucheroni ML , Ramo LMSVC, Funaro VMBO, Taruhn R, organizadores. Revistas científicas em Ciências da Saúde: visibilidade, forma e conteúdo. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; 2013. p.113-24. Disponivel em: http://www.bvs-sp.fsp.usp.br/tecom/docs/2013/muc2013001.pdf
    » Disponivel em: http://www.bvs-sp.fsp.usp.br/tecom/docs/2013/muc2013001.pdf

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Feb 2014
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br