A) COMUNICAÇÃO COM O PACIENTE
|
A.1. Aspectos gerais da entrevista clínica com os pacientes.Reconhecer o valor da entrevista clínica para desenvolver o plano de cuidados, além de conhecer, integrar e estruturar seus diferentes componentes.Resultados de aprendizagem: |
x̄*
|
M†
|
IQR‡
|
% fora de M§
|
Descrever as diferentes habilidades de comunicação (verbal e não verbal), ou habilidades de relacionamento, necessárias para elaborar o histórico de necessidades de cuidado elaborado pelos enfermeiros. |
8,01 |
9 |
2 |
9,46 |
Reconhecer os mecanismos pelos quais a comunicação clínica influencia os resultados dos cuidados de saúde (Mostrar gentileza, empatia, interesse, ouvir com atenção, satisfação, autoeficácia percebida, confiança, aumento da adesão). |
8,55 |
9 |
1 |
1,35 |
Realizar uma entrevista clínica personalizada em que se integrem os conceitos do contexto da Enfermagem com as competências de comunicação e relacionamento. |
8,7 |
9 |
0,5 |
1,35 |
A.2. Tarefas e Habilidades para comunicar-se com os pacientes.Resultados de aprendizagem: |
x̄*
|
M†
|
IQR‡
|
% fora de M§
|
A.2.1. Estabelecer e manter um vínculo terapêutico (Conectar-se) (O estudante estabelece e mantém um vínculo terapêutico durante a totalidade da abordagem centrada no paciente) |
Estabelecer vínculo entre enfermeiro e paciente em que este se sinta confortável e ouvido em relação às suas necessidades. |
8,69 |
9 |
1 |
0 |
Perceber a linguagem não verbal do paciente (mímica, cinestésica, proxêmica e tátil) e atuar conforme o contexto. |
8,53 |
9 |
1 |
1,35 |
Utilizar registros de prontuários (em papel/eletrônicos) na comunicação com o paciente de forma a reduzir ou evitar interferências. |
7,69 |
8 |
2 |
13,51 |
Aplicar habilidades sociais para acolher os pacientes, que promovam um vínculo efetivo (cumprimentar, chamar o paciente pelo nome, deixá-lo à vontade, sorrir...). |
8,78 |
9 |
0 |
0 |
Aplicar habilidades sociais para despedir-se dos pacientes, o que promove a possibilidade de manter um vínculo efetivo (despedir-se cordialmente, acompanhar, agradecer...). |
8,72 |
9 |
0 |
1,35 |
Reconhecer as emoções dos pacientes em diferentes contextos, situações difíceis e desafios relacionados à comunicação (choro, emoções profundas, interrupções, agressividade, raiva, ansiedade, questões sensíveis ou desconfortáveis, dificuldades cognitivas, más notícias, primeiro encontro... ). |
8,59 |
9 |
1 |
0 |
Responder com empatia (estudar a origem das emoções, compreendê-las e demonstrar compreensão) às emoções dos pacientes em situações difíceis e desafios relacionados à comunicação. |
8,55 |
9 |
1 |
0 |
Estabelecer com o paciente uma relação baseada no respeito e consideração pelos seus direitos, autonomia, crenças, valores e individualidade como ser humano. |
8,72 |
9 |
0 |
2,7 |
Use senso de humor na relação com o paciente (em situações que exijam um ambiente descontraído para a aproximação...). |
7,85 |
8 |
2 |
13,51 |
A.2. Tarefas e Habilidades para a comunicação. Resultados de aprendizagem com os pacientes: |
x̄*
|
M†
|
IQR‡
|
% fora de M§
|
A.2.2. Intercambiar informação e compreendê-la. |
A.2.2.1. Obter a informação (O estudante coleta a informação relevante para o correto desenvolvimento do trabalho de Enfermagem). |
Reconhecer as vantagens e desvantagens das diferentes competências de comunicação (perguntas abertas/fechadas, orientação...) para obter informação. |
8,19 |
8,5 |
1 |
1,35 |
Utilizar técnicas verbais e não verbais para ouvir com atenção (parafrasear, direcionar o discurso, demonstrar reações lentas, captar indícios, resumir...). |
8,54 |
9 |
1 |
0 |
Resumir as informações obtidas para facilitar a verificação pelo paciente. |
8,41 |
9 |
1 |
4,05 |
Estabelecer um acompanhamento adequado do exame físico (solicitar autorização, explicar o que será feito e por quê, compartilhar os achados com o paciente...). |
8,69 |
9 |
0 |
1,35 |
A.2.2.2. Oferecer a informação (O estudante proporciona a informação de forma clara e personalizada; informação que o paciente necessita para compreender, aceitar e implementar o plano de cuidados). |
Estimar o nível de conhecimento do paciente sobre seu problema e o quanto ele deseja saber para fornecer as informações que ele realmente precisa e que podem ser prestadas. |
8,38 |
9 |
1 |
4,05 |
Comunicar corretamente os riscos e possíveis indisposições ao paciente durante os cuidados de Enfermagem. |
8,61 |
9 |
1 |
1,35 |
Utilizar corretamente os elementos auxiliares para transmitir informações (escritos, gráficos, etc.) e instruções para complementar as informações fornecidas verbalmente quando necessário. |
8,51 |
9 |
1 |
0 |
Adaptar a comunicação ao nível de linguagem e compreensão do paciente, evitando termos técnicos. |
8,61 |
9 |
0 |
4,05 |
Fornecer informações ao paciente em tempo e forma (circunstância apropriada). |
8,47 |
9 |
1 |
4,05 |
Explicar ao paciente os benefícios, riscos e resultados esperados das intervenções derivadas do processo de cuidados de Enfermagem. |
8,72 |
9 |
0 |
0 |
Verificar se o paciente compreendeu as informações transmitidas, e propiciar que ele expresse suas dúvidas. |
8,74 |
9 |
0 |
1,35 |
Encaminhar o paciente para o profissional mais adequado quando o nível de competência do enfermeiro for ultrapassado em termos de informação. |
8,53 |
9 |
0 |
5,41 |
Transmitir informação relacionada com os cuidados de Enfermagem, de forma adaptada ao nível de tolerância e às necessidades do paciente. |
8,54 |
9 |
1 |
1,35 |
Com o consentimento do paciente, partilhar a informação com outras pessoas (colegas e familiares, entre outros), quando ambos considerem necessário e/ou se o paciente assim o solicitar. |
8,26 |
9 |
1 |
6,76 |
A.2.3. Planejar os cuidados com o paciente e auxiliá-lo para que ele possa cumprir com o planejamento de cuidados (promover a participação do paciente, considerar as capacidades do paciente para desenvolver e implementar o planejamento de cuidados proposto). |
Identificar e assumir o seu papel de enfermeiro no processo de tomada de decisão correspondente ao plano individualizado de cada paciente. |
8,23 |
9 |
1 |
6,76 |
Explorar a vontade e a capacidade do paciente (informação, autonomia, confiança, responsabilidade, características psicológicas...) para facilitar sua participação ativa no processo de cuidado. |
8,53 |
9 |
1 |
1,35 |
Alcançar vários acordos com o paciente por meio de habilidades de negociação. |
8,19 |
9 |
1 |
8,11 |
Quando apropriado, esclarecer como e quando as devem ser tomadas decisões mutuamente acordadas (parar hábitos tóxicos, mudar a dieta, etc.). |
8,36 |
9 |
1 |
2,7 |
Informar o paciente sobre as possíveis consequências de uma decisão. |
8,14 |
9 |
1 |
9,46 |
Oferecer ao paciente a possibilidade de incluir outras pessoas (colegas, familiares) no processo de tomada de decisão. |
7,71 |
8 |
2 |
15,07 |
B) COMUNICACIÓN CON LA FAMILIA DEL PACIENTE
|
B.1. O contexto familiar do paciente (O estudante reconhece e avalia o papel da família no cuidado ao paciente e estabelece uma comunicação efetiva com a família em benefício do paciente).Resultados de aprendizagem: |
x̄*
|
M†
|
IQR‡
|
% fora de M§
|
Solicitar e avaliar informações relevantes de outros familiares e cuidadores do paciente, se necessário e possível. |
8,29 |
9 |
1 |
5,56 |
Ajudar a família no processo de cuidado de pacientes menores ou deficientes (demência, pacientes em coma, problemas mentais incapacitantes...). |
8,51 |
9 |
1 |
2,74 |
Reconhecer desafios específicos relacionados à comunicação com os familiares (confidencialidade, sigilo, acompanhante doente, necessidade de seguimento...). |
8,34 |
9 |
1 |
5,48 |
C) COMUNICAÇÃO INTRAPESSOAL (AUTOPERCEPÇÃO)
|
C.1. O enfermeiro como pessoa (autoconhecimento, autorreflexão, autocrítica e autocuidado) (O estudante geralmente reflete sobre seu comportamento e sua forma de se comunicar, desenvolvendo e aprimorando seus conhecimentos, autorreflexão, autocrítica e autocuidado).Resultados de aprendizagem: |
x̄*
|
M†
|
IQR‡
|
% fora de M§
|
Distinguir as principais fontes de erros, relacionadas a falhas de comunicação que podem colocar em risco a segurança do paciente (deficiência na informação ou na avaliação das necessidades do paciente, informação mal compreendida...) |
8,48 |
9 |
1 |
0 |
Reconhecer os vieses cognitivos (deficiências ou conhecimentos desatualizados) que dificultam o desenvolvimento do trabalho de Enfermagem. |
8,34 |
9 |
1 |
5,48 |
Reconhecer emoções negativas (insegurança, antipatia, rejeição...) que podem dificultar o trabalho de Enfermagem, distanciar-se delas e gerar empatia. |
8,37 |
9 |
1 |
4,11 |
Utilizar várias estratégias para reduzir o stress e a sobrecarga (relaxamento, grupos de reflexão, grupos Balint, supervisão e apoio...). |
8,26 |
9 |
1 |
10,96 |
Controlar com eficiência as próprias reações emocionais e o trabalho, mesmo em situações difíceis (paciente em estado de grande sofrimento, paciente que requer muita atenção...). |
8,47 |
9 |
1 |
0 |
Desenvolver as estratégias de autoconhecimento necessárias para reconhecer os próprios preconceitos através de técnicas específicas (questões de reflexão, observação com perspectiva, presença plena [mindfulness], não realizar apreciações pessoais, não emitir julgamentos, etc.). |
8,36 |
9 |
1 |
2,74 |
D) COMUNICAÇÃO INTER-INTRAPROFISSIONAL
|
D.1. O contexto professional do enfermeiro: Comunicação inter e intraprofissional.(O estudante se comunica de forma eficiente com profissionais que conformam ou não a sua equipe).Resultados de aprendizagem: |
x̄*
|
M†
|
IQR‡
|
% fora de M§
|
Facilitar o fluxo de informações com base nas opiniões da equipe e permitir que os membros da equipe expressem opiniões diversas. |
8,41 |
9 |
1 |
5,41 |
Fornecer feedbacks aos membros da equipe adequadamente (comentários em primeira pessoa, destacar o positivo primeiro, não emitir julgamentos). |
8,47 |
9 |
1 |
1,35 |
Contribuir efetivamente para a continuidade do cuidado nos casos de transferência e retorno de pacientes entre os diferentes níveis de atenção (primário, especializado). |
8,43 |
9 |
1 |
1,35 |
Realizar apresentações clínicas ou científicas em público de forma eficaz. |
8,46 |
9 |
1 |
2,7 |
Dar instruções claras e precisas aos membros da equipe. |
8,47 |
9 |
1 |
4,5 |
Ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo por meio de estratégias de colaboração não hierárquicas. |
8,43 |
9 |
1 |
2,7 |
Preservar a confidencialidade das decisões tomadas na equipe. |
8,64 |
9 |
0 |
2,7 |
Respeitar a individualidade, a percepção subjetiva dos membros da equipe e a competência (expertise) dos diferentes profissionais de saúde, aceitando as diferenças de forma construtiva. |
8,61 |
9 |
1 |
2,7 |
Ser claro com os demais membros da equipe. |
8,61 |
9 |
1 |
2,7 |
E) COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DE DIFERENTES MEIOS
|
E.1. Canais de comunicação (O estudante utiliza diferentes formas de comunicação de forma eficiente).Resultados de aprendizagem: |
x̄*
|
M†
|
IQR‡
|
% fora de M§
|
E.1.1. Comunicação direta (presencial). |
Determinar se existe alguma discrepância entre os componentes verbais e não verbais da comunicação. |
8,38 |
9 |
1 |
1,35 |
Usar corretamente a comunicação proxêmica (distância física de comunicação). |
8,26 |
9 |
1 |
6,76 |
E.1.2. Comunicação escrita. |
Reconhecer os formatos e elementos de suporte dos prontuários e documentos frequentemente utilizados para comunicação escrita com pacientes e entre profissionais (relatórios de alta hospitalar, encaminhamentos, solicitações de exames...). |
8,61 |
9 |
1 |
2,7 |
E.1.3. Comunicação informatizada ou eletrônica. |
Administrar tecnologias da informação (automatização das consultas, digitação, mensagens via e-mail, WhatsApp, web2.0...) em aspectos relacionados com a atenção da saúde, garantindo confidencialidade. |
8,35 |
9 |
1 |
8,11 |
E.1.4. Comunicação telefônica. |
Reconhecer os usos e limitações da comunicação telefônica com os pacientes. |
8,2 |
9 |
1 |
8,11 |
Comunicar-se por telefone com os pacientes, respondendo às necessidades específicas e às adaptações de comunicação exigidas por este meio. |
7,54 |
8 |
2 |
16,22 |
F) COMUNICAÇÃO EM SITUAÇÕES ESPECIAIS
|
F.1. Contextos específicos de comunicação (O estudante aplica e adapta as habilidades de comunicação centrais a situações clínicas específicas e lança mão das habilidades concretas que cada situação exigir).Resultados de aprendizagem: |
x̄*
|
M†
|
IQR‡
|
% fora de M§
|
F.1.1. Situações delicadas. |
Reconhecer situações sensíveis que representam desafios relacionados à comunicação (dar más notícias, lidar com questões relacionadas ao fim da vida, situações de luto, história sexual, violência de gênero, abuso infantil, infecção pelo HIV, explicar situações de incerteza clínica...). |
8,49 |
9 |
1 |
5,41 |
Abordar situações delicadas com sensibilidade e aplicar de forma construtiva estratégias e habilidades específicas que cada situação possa exigir, como empatia e sensibilidade. |
8,77 |
9 |
0 |
0 |
F.1.2. Manejo das emoções. |
Reconhecer as situações de tensão emocional nas consultas (stress, medo, raiva, agressividade, negação, colusão, vergonha...). |
8,58 |
9 |
1 |
2,7 |
Abordar situações estressantes de forma sensível e construtiva aplicando as estratégias e habilidades específicas que cada situação pode exigir. |
8,41 |
9 |
1 |
5,41 |
F.1.3. Diversidade cultural e social. O estudante estará em condições de fazer o seguinte... |
Reconhecer a diversidade cultural e social dos pacientes (origem étnica, nacionalidade, nível socioeconômico, idioma, religião, gênero, valores, sexualidade...) e as dificuldades de comunicação decorrentes. |
8,5 |
9 |
1 |
5,41 |
Abordar a diversidade cultural e social do paciente e família, aplicando estratégias e habilidades específicas que possam ser necessárias em cada caso. |
8,45 |
9 |
1 |
4,05 |
F.1.4. Promoção de saúde e mudanças de comportamento. |
Identificar a capacidade e facilidade do paciente em adotar comportamentos saudáveis. |
8,43 |
9 |
1 |
5,41 |
Aplicar estratégias de comunicação motivacionais e eficazes para modificar comportamentos individuais. |
8,43 |
9 |
1 |
4,05 |
Promover a implementação de comportamentos saudáveis através de técnicas de comunicação individual e em grupo. |
8,43 |
9 |
1 |
5,41 |
Utilizar técnicas de comunicação em grupo para promover a saúde e estimular a modificação de comportamentos saudáveis. |
8,41 |
9 |
1 |
4,05 |
F.1.5. Contextos clínicos específicos. |
Adaptar as habilidades e estratégias de comunicação a diferentes contextos psiquiátricos específicos, pacientes com demência e/ou problemas sensoriais: audição, visão, expressão verbal. |
8,62 |
9 |
1 |
1,35 |
F.1.6. Pacientes de diferentes idades. |
Adaptar as habilidades e estratégias de comunicação a pacientes pertencentes a diferentes faixas etárias (crianças e pais, adolescentes, idosos). |
8,66 |
9 |
1 |
1,35 |