Acessibilidade / Reportar erro

Consenso Ibero-americano sobre Habilidades Comunicacionais para Estudantes de Graduação em Enfermagem

Resumo

Objetivo:

como profissão orientada à atenção da saúde, focada no cuidado às pessoas, a Enfermagem precisa desenvolver habilidades de comunicação sólidas. Com base em um consenso internacional de especialistas, apresenta-se uma proposta sobre os resultados de aprendizagem na comunicação clínica para planos de estudos em cursos de Enfermagem em países hispanofalantes.

Método:

um comitê orientador, composto por 5 enfermeiros e especialistas em comunicação em ciências de atenção à saúde, elaborou a primeira lista de habilidades comunicacionais específicas para o curso de Enfermagem. Outro comitê de 7 assessores científicos internacionais revisou e melhorou a referida proposta. Foram selecionados 70 especialistas de 14 países pelo procedimento de amostragem “bola de neve”, sendo convidados para participar em um processo de consenso Delphi modificado a distância em duas rodadas de pesquisa. Foi realizada a análise estatística para estabelecer o nível de consenso final correspondente a cada item.

Resultados:

foi apresentado um questionário com 68 resultados de aprendizagem em comunicações clínicas para serem avaliados pelo painel. Na primeira rodada Delphi, o painel chegou a um consenso estatístico em todos os itens avaliados. Não foi necessária uma segunda rodada para conciliar posições.

Conclusão:

apresenta-se uma proposta acadêmica aprovada com um elevado nível de consenso internacional a fim de orientar e unificar os resultados de aprendizagem nos planos de estudo sobre comunicação clínica para cursos de Enfermagem em países hispanofalantes.

Descritores:
Relações Enfermeiro-Paciente; Comunicação em Saúde; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Aprendizagem; Consenso; Técnica Delphi

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br