Acessibilidade / Reportar erro

Atitudes e percepções sobre idadismo em estudantes de enfermagem: revisão de escopo * 1 Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processo nº 406136/2021-1, Brasil.

Objetivo:

mapear o conhecimento científico sobre as atitudes e percepções dos estudantes de enfermagem em relação ao idadismo.

Método:

revisão de escopo segundo as recomendações do Joanna Briggs Institute . A pergunta de estudo foi: Quais são as evidências científicas disponíveis sobre as atitudes e percepções dos estudantes de enfermagem no que diz respeito ao idadismo? A busca foi realizada em 12 bases de dados utilizando o aplicativo Rayyan e o Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews . Realizou-se a seleção dos estudos por dois revisores, com uso de um instrumento para a extração dos dados.

Resultados:

dos 4.595 arquivos, selecionaram-se 46 publicados entre 1984 e 2022, sendo que a maioria utilizou o método quantitativo. O instrumento mais utilizado foi o Kogan’s Attitudes Toward Old People Scale e os estudos mostraram que os estudantes apresentaram atitudes e percepções positivas, negativas, mistas, neutras e não conclusivas.

Conclusão:

as atitudes e percepções sobre idadismo são diversificadas e não conclusivas. Recomenda-se estudos futuros de intervenção para detecção de mudanças de comportamento dos estudantes de enfermagem frente ao idadismo.

Descritores:
Etarismo; Estudantes de Enfermagem; Revisão; Idoso; Atitude; Percepção


Destaques:

(1) As atitudes e percepções sobre idadismo são diversificadas e não conclusivas.

(2) Importância de discutir o idadismo na formação dos estudantes de enfermagem.

(3) Estudos de intervenção para identificar mudança de paradigmas nos estudantes de enfermagem.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br