Acessibilidade / Reportar erro

Desenhos institucionais no constitucionalismo contemporâneo

Institutional designs in the contemporary constitutionalism

A implementação de um projeto constitucional consiste em tarefa complexa e desafiadora, em especial quando se está a tratar de Constituições forjadas sob a égide de sociedades democráticas, que nelas imprimem valores e objetivos muitas vezes contrastantes ou mesmo antagônicos. A escolha das prioridades a serem adotadas entre as diversas metas traçadas pelo sistema constitucional; a eleição entre os princípios que devem prevalecer em um caso concreto que envolva colisão; a decisão a respeito de qual órgão tem competência para apreciar uma questão constitucional intrincada; a verificação das hipóteses em que determinados entes devem prestar deferência a outros, bem como das situações em que a revisão da decisão de um órgão deve ser levada a efeito por outro... todas essas são questões candentes no constitucionalismo contemporâneo.

Daí a importância de se estudar a fundo as instituições traçadas pelas Constituições para emprestar efetividade às decisões fundamentais plasmadas na ordem constitucional. É por meio do desenho institucional delineado pelo poder constituinte que podem ser encontradas as respostas às difíceis problemáticas acima referidas. A partir de diferentes perspectivas, os trabalhos concentrados nesta edição exibem alguns dos esquemas institucionais tracejados por distintos sistemas constitucionais para dar concretude aos seus preceitos, enfrentando temas como o direito a um julgamento justo na estrutura da União Europeia; as dimensões do Estado Social para a efetivação dos direitos fundamentais sociais; a eleição popular indireta dos altos funcionários na Venezuela; a postura ativista dos juízes e as suas relações com a atividade legiferante; as candidaturas independentes de partidos políticos no México; o acesso à informação pública no Uruguai; os impactos do fenômeno da corrupção na estrutura do Poder Judiciário; as exigências constitucionais para a instauração de processo de impeachment no Brasil, envolvendo as relações entre Poder Legislativo e Poder Executivo.

O número ora apresentado compõe-se de artigos científicos escritos em 3 idiomas diferentes (inglês, espanhol e português), desenvolvidos por pesquisadores filiados a 8 instituições de 6 países distintos (Espanha, Venezuela, Argentina, México, Uruguai e Brasil - São Paulo e Rio Grande do Sul). Dos artigos publicados nesta edição, 100% são de Professores Doutores, 75% redigidos em língua estrangeira, 75% de autores estrangeiros e 100% de autores exógenos ao Estado do Paraná. São eles:

  • The right to a fair trial in the European Union: lights and shadows

    Susana Galera Rodrigo

    Profesora Titular de Derecho Administrativo de la Universidad Rey Juan Carlos (Madrid, España)

  • Dimensiones del Estado Social y derechos fundamentales sociales

    Jaime Rodríguez-Arana Muñoz

    Profesor Catedrático de Derecho Administrativo en la Universidade da Coruña (La Coruña, España)

  • La elección popular indirecta de altos funcionarios del Estado en Venezuela y su violación por el Estado autoritario: el golpe de Estado de diciembre de 2014 dado con las inconstitucionales designaciones de los titulares de las ramas del Poder Público

    Allan Brewer-Carias

    Profesor de la Universidad Central de Venezuela (Caracas, Venezuela)

  • ¿Jueces legisladores?

    Estela B. Sacristán

    Profesora de Derecho Administrativo en la Universidad Católica Argentina (Buenos Aires, Argentina)

  • Las candidaturas independientes en México

    Luis Antonio Corona Nakamura

    Profesor en los programas de Licenciatura, Maestría y Doctorado en Derecho de la Universidad de Guadalajara (Guadalajara, México)

    Genaro Hernández Velazco

    Alumno de la Licenciatura en Derecho en la Universidad Juárez Autónoma de Tabasco (Villahermosa, México)

  • Régimen jurídico de la acción de acceso a la información pública en el Uruguay

    Pablo Schiavi

    Profesor de Derecho de la Información y de Investigación y Documentación en la Facultad de Comunicación de la Universidad de Montevideo (Montevideo, Uruguay)

  • Impactos da corrupção no direito fundamental a uma prestação jurisdicional conforme a justiça constitucional

    Rogério Gesta Leal

    Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (Santa Cruz do Sul-RS, Brasil)

  • Dos requisitos jurídicos para a instauração do processo de impeachment do Presidente da República

    Pedro Estevam Alves Pinto Serrano

    Professor de Direito Constitucional e de Fundamentos de Direito Público da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (São Paulo-SP, Brasil)

O Direito Constitucional na atualidade clama, cada vez mais, pela pesquisa dos meios institucionais adequados para dar operatividade à dinâmica dos sistemas constitucionais. A inter-relação entre os poderes constituídos, a lógica da estruturação da maquinaria constitucional, o diálogo constante entre os diferentes órgãos e polos de decisão política são temas centrais a ocupar a agenda do constitucionalismo contemporâneo.

Curitiba, maio de 2015.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Abr 2019
  • Data do Fascículo
    May-Aug 2015
Universidade Federal do Paraná Praça Santos Andrade, n. 50, 3º andar, CEP: 80.020-300, Curitiba, Paraná. Brasil, Tel.: +55 41 3352-0716 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista@ninc.com.br