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Influence of the surface treatment of tire rubber residues added in mortars

Influência do tipo de tratamento da superfície de resíduos de borracha de pneus adicionados em argamassas

Abstracts

In this work it was evaluated the influence tire rubber addition in mortars in order to replace part of the sand (12% by volume). It was also intended to verify if the tire rubber treatment with NaOH saturated aqueous solution causes interference on the mechanical properties of the mixture. Compressive strength, splitting tensile strength, water absorption, modulus of elasticity, and flow test were made in specimens of 5cmx10cm and the tests were carried out to 7, 28, 56, 90, and 180 days. The results show reduction on mechanical properties values after addition of tire rubber and decrease of the workability. It was also observed that the tire rubber treatment does not cause any alteration on the results compared to the rubber without treatment.

tire rubber mortar; mechanical properties; and waste management


Neste trabalho foi avaliada a influência da adição de borracha de pneus em argamassas substituindo parte da areia (12% em volume). O trabalho também tem como objetivo verificar se o tratamento da superfície da borracha com solução aquosa saturada de NaOH, causa interferência nas propriedades mecânicas das misturas. Foram feitos ensaios de trabalhabilidade, resistência à compressão, resistência à tração e módulo de elasticidade em corpos-de-prova de 5x10(cm) para as idades de 7, 28, 56 e 90 dias. Os resultados mostram redução nos valores das propriedades mecânicas após a adição da borracha de pneu e perda da trabalhabilidade. Também foi observado que o tratamento da superfície da borracha de pneu não demonstra alteração nos resultados quando comparados com os resultados dos corpos-de-prova que não sofreram tratamento.

argamassa com borracha de pneu; propriedades mecânicas e resíduos


Influence of the surface treatment of tire rubber residues added in mortars

Influência do tipo de tratamento da superfície de resíduos de borracha de pneus adicionados em argamassas

A. C. MarquesI; J. L. AkasakiII; A. P. M. TrigoIII; M. L. MarquesIV

IDepartamento de Engenharia Civil, UNESP - São Paulo State University, marques.ac@gmail.com, Alameda Bahia, 550, Ilha Solteira-SP, Brazil

IIDepartamento de Engenharia Civil, UNESP - São Paulo State University, akasaki@dec.feis.unesp.br, Alameda Bahia, 550, Ilha Solteira-SP, Brazil

IIIDepartamento de Engenharia Civil, UNESP - São Paulo State University, amorenotrigo@yahoo.com.br, Alameda Bahia, 550, Ilha Solteira-SP, Brazil

IVDepartamento de Engenharia Civil, UNESP - São Paulo State University, lidiane_marques@yahoo.com.br, Alameda Bahia, 550, Ilha Solteira-SP, Brazil

ABSTRACT

In this work it was evaluated the influence tire rubber addition in mortars in order to replace part of the sand (12% by volume). It was also intended to verify if the tire rubber treatment with NaOH saturated aqueous solution causes interference on the mechanical properties of the mixture. Compressive strength, splitting tensile strength, water absorption, modulus of elasticity, and flow test were made in specimens of 5cmx10cm and the tests were carried out to 7, 28, 56, 90, and 180 days. The results show reduction on mechanical properties values after addition of tire rubber and decrease of the workability. It was also observed that the tire rubber treatment does not cause any alteration on the results compared to the rubber without treatment.

Keywords: tire rubber mortar, mechanical properties, and waste management.

RESUMO

Neste trabalho foi avaliada a influência da adição de borracha de pneus em argamassas substituindo parte da areia (12% em volume). O trabalho também tem como objetivo verificar se o tratamento da superfície da borracha com solução aquosa saturada de NaOH, causa interferência nas propriedades mecânicas das misturas. Foram feitos ensaios de trabalhabilidade, resistência à compressão, resistência à tração e módulo de elasticidade em corpos-de-prova de 5x10(cm) para as idades de 7, 28, 56 e 90 dias. Os resultados mostram redução nos valores das propriedades mecânicas após a adição da borracha de pneu e perda da trabalhabilidade. Também foi observado que o tratamento da superfície da borracha de pneu não demonstra alteração nos resultados quando comparados com os resultados dos corpos-de-prova que não sofreram tratamento.

Palavras-chave: argamassa com borracha de pneu, propriedades mecânicas e resíduos.

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Publication Dates

  • Publication in this collection
    18 Sept 2014
  • Date of issue
    June 2008
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