Acessibilidade / Reportar erro

AÇÃO POLÍTICA, TRABALHO E RESISTÊNCIA AFRICANA NOS DIÁRIOS DE VIAGEM DE H. RIDER HAGGARD (ÁFRICA DO SUL, 1914)1 1 Esse artigo é uma versão estendida do último capítulo da tese de doutoramento intitulada H. Rider Haggard e a questão sul-africana, defendida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná em 2020, sob orientação do Prof. Dr. Clóvis Gruner, a quem agradeço. Agradeço também ao apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela bolsa de financiamento (Processo nº 88882.381999/2019-01) que possibilitou a realização de parte da pesquisa (estágio de pesquisa no exterior) na Inglaterra. Sou grato também ao Prof. Paul Young, da University of Exeter, pela orientação durante o doutorado-sanduíche, e ao Norfolk Records Office, instituição que salvaguarda parte das fontes citadas no artigo. Artigo não publicado em plataforma de preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo.

POLITICAL ACTION, LABOR AND AFRICAN RESISTANCE IN H. RIDER HAGGARD’S TRAVEL DIARIES (SOUTH AFRICA, 1914)

Resumo

O período em torno da formalização da União Sul-Africana (1910) foi caracterizado por debates políticos acerca da identidade nacional sul-africana, bem como pela promulgação de legislações de caráter segregacionista e da negação de direitos políticos à população negra. Nesse contexto, o romancista britânico H. Rider Haggard (1856-1925) retornou à África do Sul, onde viveu em sua juventude, e registrou suas impressões de viagem em diários. O artigo visa analisar as marcas da articulação política e da resistência africana nos diários de viagem de Haggard, com atenção especial ao contexto laboral e aos mundos do trabalho de sul-africanos negros e dos chamados “brancos pobres”. A despeito do alinhamento político de Haggard, os relatos do romancista possibilitam vislumbrar rastros fragmentários das reivindicações desses sujeitos históricos num contexto de institucionalização de leis excludentes.

Palavras-chave
História da África; África do Sul; H. Rider Haggard; colonialismo; relatos de viajantes

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br