Acessibilidade / Reportar erro

CÂMARA CASCUDO E A DIVULGAÇÃO DO MODERNISMO BRASILEIRO NA ARGENTINA (1922-1925)1 1 Artigo não publicado em plataforma de preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. Os autores participaram conjuntamente das diversas fases da pesquisa e da preparação do artigo.

CÂMARA CASCUDO AND THE DISSEMINATION OF BRAZILIAN MODERNISM IN ARGENTINA (1922-1925)

Resumo

A troca de missivas entre os intelectuais, no decorrer do século XX, se tornou um meio eficaz para a circulação de textos inéditos entre intelectuais modernistas. É importante destacar que, se este não foi um hábito restrito a esse momento histórico, desenvolveu-se de forma considerável nele. As correspondências trocadas entre os integrantes do Modernismo brasileiro e da vanguarda argentina revelam que a partilha do texto inédito se estabeleceu entre eles como uma prática constante. Luís da Câmara Cascudo, Monteiro Lobato, Mário de Andrade, Joaquim Inojosa, Braulio Sanchéz-Saes e Luís E. Sotto, foram, sem dúvida, alguns desses intelectuais. O artigo tem por objetivo estudar a ação de Luís da Câmara Cascudo na divulgação do modernismo brasileiro na Argentina Intelectual durante os anos de 1922 a 1925.

Palavras-chave
Câmara Cascudo; modernismo; Argentina; correspondência; rede de sociabilidade intelectual

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br