Acessibilidade / Reportar erro

APOLOGISTAS E FALSÁRIOS DO SÉCULO XXI: NEGACIONISMO E USOS DA HISTÓRIA DA INQUISIÇÃO EM SITES CATÓLICOS BRASILEIROS (2004-2019)1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo e listadas ao final.

21ST CENTURY APOLOGISTS AND FAKERS: NEGATIONISM AND USES OF THE HISTORY OF THE INQUISITION ON BRAZILIAN CATHOLIC WEBSITES (2004-2019)

Resumo

Este artigo é fruto de uma coleta e análise de textos publicados em espaços virtuais, como blogs e fóruns, voltados ao público católico e que têm como tema a história das Inquisições. Todos foram publicados entre 2004 e 2019, em sites brasileiros. A hipótese defendida é de que há neles uma escrita da história que articula negacionismo histórico e uma apologética católico-conservadora, buscando-se engajamento de grupos conservadores católicos em guerras culturais da contemporaneidade. Trata-se de usos sociais de narrativas sobre o passado, especificamente sobre os tribunais da Inquisição, por grupos vinculados à extrema direita católica, conferindo sentido histórico a polêmicas contra outros grupos religiosos e rejeições a diversos aspectos modernidade, que vão de doutrinas como liberalismo e o comunismo, a movimentos como o feminismo ou, ainda, à democracia, estados laicos, entre outros. Tais escritas do passado evidenciam alguns aspectos que trazem reflexões diversas sobre o atual papel do historiador e os usos sociais da história.

Palavras-chave
Apologética; Inquisição; negacionismo histórico; guerras culturais; usos da história

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br