Acessibilidade / Reportar erro

Produção científica de enfermagem em saúde mental sob o referencial da fenomenologia

RESUMO

Objetivo:

Mapear e caracterizar os estudos produzidos pelos programas de pós-graduação stricto sensu acerca do cuidado de enfermagem em saúde mental a partir do arcabouço teórico da fenomenologia.

Método:

Pesquisa bibliográfica, retrospectiva e descritiva, realizada em outubro de 2022, tendo como fonte de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para a estratégia de busca, utilizou-se o termo livre “fenomenologia” associado ao operador booleano “AND” e ao descritor “Saúde Mental”.

Resultados:

Identificaram-se 22 estudos, destes, 15 (68%) foram do tipo dissertação e sete (32%), teses de doutoramento. Houve predominância do pensamento de Schütz como referencial fenomenológico.

Considerações finais:

As produções científicas de enfermagem em saúde mental à luz da fenomenologia refletem um panorama oscilante. Embora ainda incipiente, o interesse pelo arcabouço de fenomenologia acende perspectivas para um paradigma de cuidado que valorize as singularidades e potencialidades dos usuários.

Palavras-chave:
Enfermagem; Saúde mental; Pesquisa em enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br