Acessibilidade / Reportar erro

Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família sob a ótica dos egressos

Formación en la residencia de enfermería en la Atención Básica/Salud de la Familia bajo la óptica de los egresos

Resumo

OBJETIVO

Compreender o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais a partir da formação proporcionada pela Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família de uma universidade pública brasileira sob a ótica dos egressos e análise do Projeto Pedagógico.

MÉTODO

Estudo qualitativo, tipo estudo de caso realizado com os 21 egressos da Residência em Enfermagem citada. Os dados foram coletados entre os meses de dezembro/2016 e julho/2017, tendo como fontes entrevistas individuais com os egressos, gravadas, transcritas e analisadas pela Análise Temática de Conteúdo, com suporte do software ATLAS ti e análise documental do Projeto Pedagógico.

RESULTADOS

Duas categorias emergiram: “Perfil profissional para a aquisição de competências e habilidades” e “Fatores influentes para o desenvolvimento das competências e habilidades”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os egressos reconheceram a importância da Residência em seus processos formativos. Porém, apontaram diretivas como o aprimoramento das relações interpessoais e a ampliação do desenvolvimento da competência Administração/Gerenciamento.

Palavras-chave:
Enfermagem; Internato e residência; Atenção primária à saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br