Acessibilidade / Reportar erro

Empreendedorismo e educação empreendedora no contexto da pós-graduação em enfermagem

RESUMO

Objetivo

Compreender o empreendedorismo e a educação empreendedora no contexto da pós-graduação em enfermagem.

Método

Estudo qualitativo, do tipo Teoria Fundamentada nos Dados. A amostragem teórica foi composta por 15 estudantes de mestrado e doutorado e sete docentes de um programa de pós-graduação em enfermagem de uma Universidade do sul do Brasil. Realizaram-se entrevistas individuais entre agosto/2018 e fevereiro/2019 em local definido pelos participantes, em geral a Universidade. Os dados foram coletados e analisados simultaneamente por codificação inicial e focalizada.

Resultados

Emergiram três categorias e 11 subcategorias que, interrelacionadas, representaram o fenômeno “Vislumbrando o empreendedorismo e a educação empreendedora na pós-graduação em enfermagem”.

Conclusão

O empreendedorismo e a educação empreendedora, no contexto da pós-graduação em enfermagem, foram compreendidos como processos incipientes e promissores. Nesse sentido, é preciso que se intensifiquem estudos para demostrar as possibilidades empreendedoras da área.

Palavras-chave
Empreendedorismo; Enfermagem; Educação em enfermagem; Educação de pós-graduação em enfermagem; Política de inovação e desenvolvimento

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br