Acessibilidade / Reportar erro

Estimulação de crianças com risco para atraso no desenvolvimento: impacto de uma intervenção com mães

RESUMO

Objetivo:

Analisar o impacto de uma intervenção educativa com mães sobre a estimulação de crianças com risco para atraso no desenvolvimento, à luz da Teoria de Paulo Freire.

Método:

Estudo de abordagem qualitativa, exploratório e descritivo, realizado em março de 2018 com mães de crianças menores de dois anos matriculadas em Centros de Referência em Educação Infantil. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas após intervenção educativa e analisaram-se os dados obtidos pela técnica temática.

Resultados:

Evidenciou-se o aumento do conhecimento das mães e mudanças de atitudes quanto à estimulação infantil após a intervenção, possibilitando socialização das informações com outras mães e empoderamento materno, que ajudam na identificação de alterações, motivação e autonomia para buscar novas formas de promover o desenvolvimento infantil. Conclusão: A intervenção educativa se mostrou efetiva, pois as mães passaram a estimular seus filhos no domicílio e a compartilhar as informações com outras mães.

Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil; Educação em saúde; Mães

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br