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Métodos e técnicas de debriefing utilizados em simulação na enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Identificar na literatura métodos e técnicas de debriefing utilizados no processo de ensino e aprendizagem na simulação em enfermagem.

Métodos:

Revisão integrativa, nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, LILACS, Scopus e CINAHL®, com os descritores “enfermagem”, “educação em enfermagem”, respectivos termos em inglês e espanhol e a palavra chave “debriefing” Incluíram-se 12 estudos primários, nos idiomas português, inglês e espanhol, de janeiro de 2008 a dezembro de 2018. Utilizou-se análise qualitativa para categorização dos domínios.

Resultados:

Identificaram-se os métodos de debriefing Meaningful Learning; based on principles of transfer of learning; model of clinical reasoning, interprofissional, com bom julgamento e estruturado, e técnicas self-debriefing; oral; Eye-Tracking; videoassistido e written debriefing.

Conclusões:

Sobressaíram-se o método estruturado e a técnica oral com vídeo. Um método não foi superior ao outro, mas eficaz para determinada proposta. Não foram encontrados estudos nacionais. Sugere-se, pesquisas sobre a eficácia dos métodos e técnicas debriefing na enfermagem.

Palavras-chave:
Enfermagem; Educação em enfermagem; Debriefing; Tecnologia educacional; Simulação

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