Acessibilidade / Reportar erro

Evidências científicas sobre os fatores associados à qualidade de vida de pacientes com radiodermatite

Evidencias científicas sobre los factores asociados a la calidad de vida de pacientes con radiodermatitis

Resumo

OBJETIVO

Analisar na literatura os fatores associados à qualidade de vida de pacientes com radiodermatite.

MÉTODO

Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, Web of Science e IBECS, entre 2007 e 2016.

RESULTADOS

Foram analisados 14 estudos, que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos, com predomínio de ensaios clínicos randomizados, nível de evidência II 1. Dentre os fatores que comprometeram a qualidade de vida destacaram-se a dor, prurido, alteração da imagem corporal e reações emocionais como sintomas de ansiedade e depressão. A laserterapia, o óleo de emu e a radioterapia modulada por intensidade representaram as intervenções que favoreceram a melhoria da qualidade de vida.

CONCLUSÃO

A radiodermatite acarreta prejuízos significativos na qualidade de vida dos pacientes oncológicos, sendo necessárias intervenções multiprofissionais e novos estudos voltados para prevenção e tratamento da lesão.

Palavras-chave:
Neoplasias; Radiodermatite; Qualidade de vida

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br