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Abordagem híbrida na educação permanente de profissionais de enfermagem sobre cessação do tabagismo

RESUMO

Objetivo:

Desenvolver e validar o conteúdo de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo aos profissionais de enfermagem utilizando abordagem híbrida.

Método:

Estudo de desenvolvimento e validação por consenso de especialistas do curso “Cessação do Tabagismo” para profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista conduzido no ano de 2018. Para refinamento e validação do conteúdo final contou-se com amostra de conveniência composta por 12 profissionais com expertise na temática e considerado 80% de consenso entre os participantes.

Resultados:

A construção do curso envolveu a escolha dos assuntos, produção e validação dos conteúdos. Como estratégia de ensino utilizou-se abordagem híbrida que possui etapa on-line interativa e um encontro presencial para discussão de conceitos e troca de experiências.

Conclusão:

O curso utilizando método híbrido de ensino se mostrou inovador, de baixo custo e com grande capacidade de difusão do conhecimento, sendo um importante aliado à educação permanente em saúde.

Palavras-chave:
Tabagismo; Educação continuada em enfermagem; Educação à distância

ABSTRACT

Objective:

To develop and validate the content of an educational intervention on smoking cessation for Nursing professionals using a Blended Learning approach.

Method:

A development and validation study by consensus of experts of the “Smoking Cessation” course for Nursing professionals on approaches to the smoking patient carried out in 2018. For refinement and validation of the final content, a convenience sample was made up of 12 professionals with expertise in the subject natter and an 80% consensus among the participants was considered.

Results:

The construction of the course involved the choice of subjects, production, and content validation. As a teaching strategy, Blended Learning was used, which has an interactive online stage and a face-to-face meeting to discuss concepts and exchange experiences.

Conclusion:

The course using a Blended Learning method proved to be innovative, low-cost, and with great capacity for disseminating knowledge, being an important ally to permanent education in health.

Keywords:
Tobacco use disorder. Education; nursing; continuing. Education; distance

RESUMEN

Objetivo:

Desarrollar y validar el contenido de una intervención educativa sobre el abandono del hábito de fumar para profesionales de enfermería utilizando un enfoque híbrido.

Método:

Estudio de desarrollo y validación por consenso de especialistas del curso "Dejar de fumar" para profesionales de enfermería sobre abordajes a pacientes fumadores realizado en 2018. Para refinar y validar el contenido final, se conformó una muestra de conveniencia de 12 profesionales con experiencia en el tema y se consideró consenso del 80% entre los participantes.

Resultados:

La elaboración del curso implicó la elección de temas, producción y validación de contenido. Como estrategia de enseñanza, se utilizó un enfoque híbrido, que tiene una etapa interactiva online y un encuentro presencial para debatir conceptos e intercambiar experiencias.

Conclusión:

El curso que utiliza el método de enseñanza híbrido demostró ser innovador, de bajo costo y con gran capacidad para difundir conocimiento, siendo un importante aliado para la educación permanente en salud.

Palabras clave:
Tabaquismo; Educación continua em enfermería; Educación a distancia

INTRODUÇÃO

A Nursing Now é uma campanha fomentada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para valorizar o papel da enfermagem, oferecer melhores condições de trabalho e reconhecer seu papel de liderança. Com o propósito de alcançar os objetivos desta campanha, foram priorizadas no Brasil três metas, sendo elas o investimento na educação e o desenvolvimento de enfermeiros com vistas a fortalecer a liderança, melhorias nas condições de trabalho dos profissionais de enfermagem e a disseminação de práticas efetivas e inovadoras de enfermagem com base em evidências científicas1Cassiani SHB, Lira Neto JCG. Nursing perspectives and the “Nursing Now” campaign. Rev Bras Enferm. 2018;71(5):2487-8. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2018710501
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.

Dentre essas metas, destaca-se o desenvolvimento de práticas inovadoras de enfermagem que sejam compatíveis com o atual cenário socioeconômico do país, visto que a assistência em saúde requer aperfeiçoamento e atualizações constantes por meio de diferentes modalidades de estudo e reflexão. Sabe-se que o aprender e ensinar atualmente incorporam o cotidiano das organizações de saúde, porém no contexto assistencial estas práticas enfrentam algumas dificuldades, como o deslocamento de profissionais, a ausência de espaço apropriado para aulas e a falta de motivação dos mesmos2Monteiro AKC, Monteiro AKC, Andrade EMLR, Luz MHBA, Cavalcanti PAL. Distance continuing education on prevention of pressure ulcer. Rev enferm UERJ. 2016;24(1):e5733. doi: https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.5733
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Frente a este cenário, a educação em serviço ganha destaque, uma vez que tem como objetivo minimizar barreiras e percepções por meio de capacitações e suporte à equipe assistencial de enfermagem, justificando, assim, a importância de desenvolver estratégias para qualificar estes profissionais em relação às abordagens aos pacientes tabagistas. Nesse sentido, um estudo internacional evidenciou que implementar de forma sistemática capacitações no formato de Ensino a Distância (EaD) a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, para possibilitar que intervenham na cessação do tabagismo, pode contribuir para melhorar a assistência de enfermagem, e reduzir a prevalência do tabagismo na população em geral3Králíková E, Felbrová V, Kulovaná S, Malá K, Nohavová I, Roubíčková E, et al. Nurses’ attitudes toward intervening with smokers: their knowledge, opinion and e-learning impact. Cent Eur J Public Health. 2016;24(4):272-5. doi: https://doi.org/10.21101/cejph.a4652
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Assim, a elaboração de cursos no formato de EaD permite ao trabalhador flexibilidade e autonomia para realização das atividades propostas, supre as necessidades de conhecimento além de abranger maior número de pessoas a serem capacitadas4Covalsky CM, Mota JC. Limites e possibilidades de estudantes na Educação a Distância (EAD). Rev Unifebe. 2016 [cited 2020 Mar 26];18(1):75-87. Available from: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebe/article/view/399/216
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-6Silva NA, Santos AMG, Cortez EA, Cordeiro BC. Limites e possibilidades do ensino a distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Cienc Saúde Coletiva. 2015;20(4):1099-107. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232015204.17832013
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. Nesta perspectiva, o “Blended Learning”, conhecido no Brasil como “Abordagem Híbrida”, que consiste na oferta de atividades de ensino integrando momento presencial com o mediado por tecnologias, vem conquistando espaço de destaque e tem sido descrita como uma iniciativa de inovação na educação de profissionais da saúde7Mohanna K. The use of eLearning in medical education. Postgrad Med J. 2007;83(978):211. doi: https://doi.org./10.1136/pgmj.2007.058610
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.

No entanto, existe na literatura uma carência de estudos que proponham o desenvolvimento e a avaliação do uso de abordagem híbrida junto aos profissionais de enfermagem em relação à assistência ao paciente tabagista hospitalizado. Assim, visando contemplar esta lacuna do conhecimento, o presente estudo teve como questão norteadora: “Como pode ser criado e organizado o conteúdo de um curso utilizando abordagem híbrida de ensino para qualificar a equipe de enfermagem na abordagem ao paciente tabagista para promover a cessação do tabagismo?”

Dessa forma, o objetivo deste artigo foi desenvolver e validar o conteúdo de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo aos profissionais de enfermagem utilizando abordagem híbrida. Acredita-se que a divulgação desta estratégia possa contribuir para disseminar essa prática e motivar os profissionais de enfermagem a implementarem uma assistência que inclua ações de educação na saúde direcionadas para cessação do tabaco junto a pacientes hospitalizados.

MÉTODO

Trata-se de um estudo de desenvolvimento e validação de conteúdo por consenso de especialistas do curso intitulado “Cessação do Tabagismo”. A validação por consenso permite o alcance de opinião coletiva ou acordo entre especialistas sobre uma temática específica, sendo utilizada na área da enfermagem à medida que contribui para a padronização das práticas realizadas pelos profissionais8Oliveira MC, Lucena AF, Echer IC. Neurological sequelae: preparation of a guidance manual for health care. Rev Enferm UFPE on line. 2014 [cited 2020 mar 16];8(6):1597-603. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/9850/10062
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-9Pinheiro JQ, Farias TM, Abe-Lima JY. Painel de especialistas e estratégia multimétodos: reflexões, exemplos, perspectivas. Psico. 2013 [cited 2020 Jun 14];44(2):184-92. Available from: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/11216/9635
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O estudo foi realizado no período de janeiro a dezembro de 2018 em um hospital universitário de grande porte no sul do Brasil. A elaboração do conteúdo do curso contou com a participação de professores de enfermagem e medicina, enfermeiras, médicos e acadêmica de enfermagem, que se uniram por interesse e afinidade em estudar esse tema. Foram realizadas reuniões mensais, totalizando 11 encontros com 60 minutos de duração, que tiveram como pauta a definição e seleção dos conteúdos com base nas diretrizes validadas pelo Ministério da Saúde sobre abordagens aos pacientes tabagistas, revisão da literatura e vivências de profissionais experts no tema. Como estratégia de aprendizado, ficou estabelecido pelo grupo a importância do curso utilizar a abordagem híbrida, tendo uma etapa em formato on-line e outra presencial. Nessas reuniões também se definiu que o público-alvo para realizar o curso seria os colaboradores da equipe de enfermagem atuantes na instituição e a comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem de uma Universidade Federal do Sul do Brasil que possuem acesso individual ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do hospital, mediante usuário e senha pessoal.

Posterior às definições do conteúdo e da estratégia pedagógica, o material foi adaptado e desenvolvido por um designer instrucional, com o objetivo de disponibilizá-lo no AVA. Nesta etapa, também foram realizadas a adaptação da linguagem, inclusão de ilustrações, criação da figura do avatar, construção do layout exclusivo e interativo8Oliveira MC, Lucena AF, Echer IC. Neurological sequelae: preparation of a guidance manual for health care. Rev Enferm UFPE on line. 2014 [cited 2020 mar 16];8(6):1597-603. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/9850/10062
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-11Vogiatzis I, Pantzartzidou A, Pittas S, Papavasiliou E. Smoking cessation advisory intervention in patients with cardiovascular disease. Med Arch. 2017;71(2):128-31. doi: https://doi.org/10.5455/medarhh.2017.71.128-131
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. Para o processo criativo, esta fase também contou com encontros e discussões dos pesquisadores com a equipe pedagógica da instituição.

Posteriormente, o conteúdo do material educacional foi refinado e validado8Oliveira MC, Lucena AF, Echer IC. Neurological sequelae: preparation of a guidance manual for health care. Rev Enferm UFPE on line. 2014 [cited 2020 mar 16];8(6):1597-603. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/9850/10062
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por uma amostra de conveniência composta por 12 profissionais com expertise na área incluindo membros da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, especialistas na área de educação e membros da Comissão de Controle do Tabagismo do Instituição. Esta comissão é multidisciplinar e visa promover estratégias de combate ao tabagismo e de apoio aos que desejam parar de fumar. Para definição e validação do conteúdo final foi considerado consenso de 80% dos especialistas.

Uma vez definidos os conteúdos e a estrutura do curso, foi realizado um teste piloto junto a 10 profissionais de enfermagem, o critério de inclusão consistiu em atuar na assistência ao paciente tabagista. Nesta ocasião, os enfermeiros e técnicos de enfermagem fizeram o curso e puderam verificar a aceitabilidade, o entendimento, a apresentação do layout e assim contribuir com sugestões para o seu refinamento.

A validação e o teste piloto ocorreram por meio do preenchimento de um instrumento via Google Forms® o qual continha a seguinte informação no corpo do texto: “Ao respondê-lo você estará concordando com a utilização dos dados na pesquisa. O anonimato será garantido e sua participação possibilitará o aprimoramento do curso sobre a abordagem ao paciente tabagista”. Esta pesquisa está aninhada ao projeto intitulado “Fatores que contribuem para cessação do tabagismo em um hospital universitário” aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição (CAAE 64475916700005327).

RESULTADOS

O resultado deste estudo teve como produto o curso, utilizando abordagem híbrida de ensino, que está intitulado “Cessação do tabagismo” e é composto por duas etapas, sendo a primeira on-line, que é pré-requisito para a segunda etapa presencial. A primeira etapa foi implementada no AVA Institucional e aborda os seguintes temas: O que é tabagismo, doenças relacionadas, dependência química e comportamental; Importância da decisão no processo para parar de fumar; O que abordar na admissão, durante a internação, na alta e pós-alta do paciente; Estágios de mudança; Estratégias para parar de fumar; Benefícios ao parar de fumar; Uso de medicamentos; Acompanhamento de pacientes tabagistas e Plano de Controle do Tabagismo da Instituição.

Os conteúdos desenvolvidos ao longo da etapa on-line são apresentados por meio de uma identidade visual exclusiva que conta com a participação de um avatar denominada Luci que tem como objetivo tornar o layout e os rótulos do curso mais interativos e atraentes, uma vez que traz pessoalidade ao interagir e conversar com o participante, podendo despertar o interesse e facilitar o aprendizado. Os recursos audiovisuais do curso possuem 57 slides coloridos, além de um vídeo com duração de três minutos. A Figura 1 apresenta a forma como o curso está estruturado no AVA Institucional quando o aluno inicia a sua realização.

Figura 1 -
Layout da apresentação inicial do curso no Moodle ®

Para um bom aproveitamento do curso na etapa on-line, recomenda-se uma hora de dedicação do participante. Como estratégia de aprendizado, o avatar conduz o conteúdo, interagindo e apresentando os temas abordados de forma interativa com animações, vídeos, tabelas, gráficos e realização de estudo de caso sobre a temática desenvolvida. Na Figura 2, são apresentados exemplos das telas do material teórico desenvolvido.

Figura 2 -
Telas do módulo teórico interativo

O participante poderá fazer sua autoavaliação e, se julgar necessário, buscar complementos para sua aprendizagem em bibliografias recomendadas. Para obter aprovação nesta etapa do curso, o profissional deverá realizar a leitura do conteúdo e atingir nota mínima de 65 pontos na atividade de estudo de caso. Ressalta-se que é possível rever o material e refazer o estudo de caso quantas vezes forem necessárias para sua aprovação (Figura 3).

Figura 3 -
Layout do estudo de caso proposto para avaliação

Ao final da realização das atividades, é sugerida a participação voluntária em um fórum interativo, no AVA, com objetivo de proporcionar aos profissionais a troca de experiências em relação ao atendimento de pacientes tabagistas.

Após serem aprovados na etapa on-line, os profissionais de enfermagem são convidados a participarem de um encontro presencial, segundo momento da abordagem hibrida proposta, que tem por objetivo ouvir os relatos dos participantes sobre seu dia a dia, como estão abordando esta temática na prática clínica, suas dificuldades e dúvidas na assistência ao paciente tabagista, bem como retomar alguns conceitos fundamentais para subsidiar as intervenções visando a cessação do fumo para fazer um fechamento sobre o tema. Os participantes podem visualizar no AVA as datas dos encontros, agendando no próprio ambiente o melhor dia para a sua participação (Figura 4).

Figura 4 -
Layout do agendamento para participação em atividade presencial

Os encontros presenciais são realizados mensalmente em uma sala de aula equipada e disponibilizada na Instituição. Durante a atividade, são entregues materiais de apoio para subsidiar a realização das abordagens, como folhetos educativos, livro sobre cessação do tabagismo com depoimentos de pessoas que conseguiram parar de fumar e escalas para avaliar a dependência dos pacientes à nicotina e o grau de motivação para cessação do fumo. Esses encontros têm duração de uma hora e trinta minutos e são conduzidos pelas pesquisadoras do projeto e pela enfermeira do ambulatório de cessação do tabagismo da Instituição.

O curso sobre Cessação do Tabagismo desenvolvido e validado por meio deste estudo utilizou a abordagem híbrida de ensino como proposta metodológica para enfatizar a importância de identificar precocemente o paciente tabagista, ou seja, no momento da internação, bem como, aprender formas de ajudá-lo por meio de abordagens cientificamente reconhecidas. Também são divulgadas as ações da Comissão de Controle do Tabagismo da Instituição que visam promover a saúde dos pacientes, visitantes e profissionais em relação ao tabaco, assim como campanhas de divulgação dos malefícios do cigarro e das estratégias de abordagens para cessação.

Além disso, o curso teve como objetivo principal proporcionar que os profissionais de enfermagem possam realizar abordagens efetivas, promovam a cessação do tabagismo, iniciando com uma avaliação na admissão que contemple a questão do tabagismo durante a anamnese, seguida de orientações durante a internação para que os pacientes tenham sucesso na manutenção da abstinência mesmo após a alta hospitalar. Sua finalidade é qualificar a atuação da equipe de enfermagem na assistência prestada a esta população.

DISCUSSÃO

A elaboração e validação de uma intervenção educativa utilizando abordagem híbrida de ensino, como estratégia metodológica, proporcionou alcançar um número maior de profissionais por meio do ensino a distância combinado com um momento presencial, o que possibilitou a problematização entre os profissionais de enfermagem a respeito da temática em questão. Associado a isso, a partir da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde promulgada em 2004, surgiram muitas propostas de educação permanente dos profissionais de enfermagem nas instituições de saúde, com discussão dos processos de trabalho fomentando aprendizagens significativas12Flores GE, Oliveira DLL, Zocche DAA. Educação permanente no contexto hospitalar: a experiência que ressignifica o cuidado de enfermagem. Trab Educ Saúde. 2016;14(2):487-504. doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00118
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. No entanto, ainda há uma carência na literatura acerca de pesquisas que proponham intervenções educativas sobre abordagem ao paciente tabagista hospitalizado que sejam direcionadas aos profissionais de enfermagem, assim acredita-se que esta proposta pode repercutir na qualificação da assistência.

Nessa perspectiva, estudos têm apontado para a importância de intervenções educativas híbridas, com a etapa on-line complementada por eixos presenciais, com a justificativa de que esses momentos podem ter maior repercussão no que diz respeito à modificação de práticas assistenciais, uma vez que promovem o diálogo e a troca de experiências, tornando o processo de aprendizagem crítico e reflexivo13Acquavita SP, Loon RAV, Smith R, Brehm B, Diers T, Kim KK, et al. The SBIRT Interprofessional Curriculum and Field Model. J Soc Work Pract Addict. 2019;19(1-2):10-25. doi: https://doi.org/10.1080/1533256X.2019.1589883
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-14Sarna L, Bialous SA, Wells M, Brook J. Impact of a webcast on nurses’ delivery of tobacco dependence treatment. J Clin Nurs. 2017;27(1-2):e91-99. doi: https://doi.org/10.1111/jocn.13875
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.

Um survey realizado nos Estados Unidos com o objetivo de avaliar o efeito de uma intervenção educativa utilizando abordagem híbrida sobre a aplicação do modelo Screening, Brief, Intervention, Referral to Treatment (SBIRT) para identificação, redução e prevenção do uso/abuso de tabaco, álcool e outras drogas, evidenciou que os participantes recomendariam o curso a outras pessoas e ressaltaram a importância do eixo presencial para fechamento de ideias e conceitos desenvolvidos no EaD13Acquavita SP, Loon RAV, Smith R, Brehm B, Diers T, Kim KK, et al. The SBIRT Interprofessional Curriculum and Field Model. J Soc Work Pract Addict. 2019;19(1-2):10-25. doi: https://doi.org/10.1080/1533256X.2019.1589883
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. Nesse sentido, os resultados de outra pesquisa internacional com enfermeiros que realizaram uma capacitação on-line sobre assistência ao tabagista hospitalizado visando à cessação do fumo evidenciou que, após a realização do curso, houve um aumento significativo no número de profissionais que encaminharam pacientes fumantes ao tratamento para parar de fumar. Além disso, os autores do estudo supracitado sugeriram que a inclusão de encontros presenciais para complementar a capacitação on-line poderia causar um impacto ainda maior, bem como ter uma mudança duradoura nas práticas assistenciais14Sarna L, Bialous SA, Wells M, Brook J. Impact of a webcast on nurses’ delivery of tobacco dependence treatment. J Clin Nurs. 2017;27(1-2):e91-99. doi: https://doi.org/10.1111/jocn.13875
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.

Considerando a importância do encontro presencial como um balizador do diálogo e da troca de experiências entre os profissionais de enfermagem sobre a temática em questão, o presente estudo que se propôs a desenvolver e validar um curso utilizado abordagem híbrida de ensino, teve como principal motivação, contemplar a necessidade de haver um momento presencial em que fosse possível consolidar o conteúdo desenvolvido ao longo da etapa on-line. Além disso, o encontro presencial também teve como finalidade sensibilizar os participantes sobre a importância do seu papel enquanto educadores/agentes de transformação em relação a este grave problema de saúde pública.

Sabe-se que o tabagismo está associado ao aumento do risco de hospitalizações evitáveis por doenças crônicas em idosos, como a diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica e a insuficiência cardíaca15Tran B, Falster MO, Douglas K, Blyth F, Jorm LR. Smoking and potentially preventable hospitalisation: the benefit of smoking cessation in older ages. Drug Alcohol Depend. 2015;150:85-91. doi: https://doi.org/10.1016/j.drugalcdep.2015.02.028
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. Neste contexto, destaca-se o papel do enfermeiro, que possui as competências para desenvolver e implementar estratégias para auxiliar o fumante no processo de cessação do tabaco, seja em ambulatórios, hospitais ou na rede básica.

Na Instituição campo deste estudo, diante de uma internação, sistematicamente os enfermeiros realizam a anamnese e fazem o exame físico, para posteriormente diagnosticar, planejar, implementar intervenções. Neste momento, é de suma importância que o profissional identifique comportamentos de risco como o tabagismo para, assim, estabelecer e propor cuidados específicos, bem como executar permanentemente ações educativas na saúde direcionadas a mudança de comportamento deste paciente com base em diretrizes validadas10Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 761, de 21 de junho de 2016. Valida as orientações técnicas do tratamento do tabagismo constantes no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas - Dependência à Nicotina. Diário Oficial da União. 2016 jun 22 [cited 2020 Jun 10];153(118 Seção 1):68-9. Available from: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//portaria-n-761-de-21-de-junho-de-2016.pdf
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Cabe destacar que a hospitalização do indivíduo tabagista é um momento importante de reflexão em que o paciente se mostra normalmente mais sensível para a adoção de comportamentos saudáveis e receptivos ao aconselhamento da equipe assistencial sobre cessação do tabagismo, uma vez que, o próprio motivo da internação pode ser consequência desta prática11Vogiatzis I, Pantzartzidou A, Pittas S, Papavasiliou E. Smoking cessation advisory intervention in patients with cardiovascular disease. Med Arch. 2017;71(2):128-31. doi: https://doi.org/10.5455/medarhh.2017.71.128-131
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. No entanto, pesquisa realizada em Hong Kong constatou que mais da metade dos enfermeiros participantes do estudo acreditam que não possuem o conhecimento e as habilidades necessárias para auxiliar os pacientes a cessarem o fumo, também não se sentem confiantes para assumir este papel e não estão familiarizados com todos os serviços de apoio disponíveis à cessação do tabagismo16Mak YW, Loke AY, Wong FKY. Nursing intervention practices for smoking cessation: a large survey in Hong Kong. Int J Environ Res Public Health. 2018;15(5):1046-60. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph15051046
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Assim, pensando na proposta da campanha Nursing Now, entende-se que disseminar práticas de ensino que têm se mostrado efetivas e inovadoras pode contribuir para a enfermagem auxiliar no combate a um grave problema de saúde pública que é o tabagismo, bem como, dar maior visibilidade às iniciativas que sejam condizentes com o atual contexto socioeconômico do país para que possam ser replicadas em outros cenários e instituições.

Ao pensar no desenvolvimento do conteúdo teórico que seria abordado foram considerados os conhecimentos prévios dos profissionais de enfermagem e as práticas identificadas no dia a dia no que tange o assunto tabagismo, pois em estudo recente, identificou-se que poucas intervenções eram realizadas com os pacientes tabagistas neste cenário17Boni FG, Osmarin VM, Juchem BC, Mantovani VM, Echer IC. Cessação do tabagismo: ações da equipe de saúde na hospitalização. Rev Recien. 2020;10(31):13-23. doi: https://doi.org/10.24276/rrecien2020.10.31.13-23
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Estas iniciativas vão ao encontro das orientações da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, que traz a educação permanente como uma proposta de aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações18Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 198, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para formação e do desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Diário Oficial da União. 2004 fev 16 [cited 2020 Apr 10];141(32 Seção 1):37-41. Available from: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=16/02/2004&jornal=1&pagina=37&totalArquivos=72
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. Desenvolver os conteúdos com uma abordagem problematizadora e levando em consideração os conhecimentos prévios dos profissionais, proporciona que os mesmos se deparem ao longo do curso com situações do seu cotidiano de trabalho, o que torna o processo de aprendizagem mais significativo. Desta forma, as pedagogias problematizadoras colaboram com o trabalho em equipe na área de saúde, aprimorando o cuidado19Souza RMP, Costa PP. Educação Permanente em Saúde na formação da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública. Saúde Debate. 2019;43(spe 1):116-26. doi: https://doi.org/10.1590/0103-11042019s110
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. Para o aperfeiçoamento do curso, dentro da equipe multidisciplinar que o construiu, foi imperativo a inclusão de especialistas da área da educação na saúde, que possuem conhecimentos pedagógicos, a fim de definir as melhores metodologias e recursos necessários para atingir os objetivos educacionais estabelecidos.

Uma das estratégias metodológicas consiste no uso de um fórum on-line interativo, que possibilita a troca de experiências por meio de debates e esclarecimento de dúvidas, o que promove uma expansão dos conhecimentos científicos entre os participantes envolvidos e vem ao encontro das metas da campanha internacional Nursing Now, que buscam a disseminação de práticas efetivas, visando qualificar a atuação dos profissionais de enfermagem em suas abordagens junto aos pacientes tabagistas1Cassiani SHB, Lira Neto JCG. Nursing perspectives and the “Nursing Now” campaign. Rev Bras Enferm. 2018;71(5):2487-8. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2018710501
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,20Frutuoso IS, Doimo TMA, Marqui R, Contrin LM, Ribeiro RCHM, Werneck AL. Creation of a virtual learning environment in intensive care. Rev Enferm UFPE on line. 2019 [cited 2020 Jun 05];13(5):1278-87. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/238907/32225
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Como o conhecimento se renova, novas estratégias podem surgir e, considerando que o tabagismo é um importante problema de saúde pública e o percentual de tabagistas é elevado, sugere-se que esta iniciativa deva continuar. Reitera-se, também, que este método é de baixo custo, fácil acesso e possui grande capacidade de difusão do conhecimento, aspectos importantes a serem levados em conta diante do cenário socioeconômico atual.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O desenvolvimento e validação do curso sobre cessação do fumo, utilizando abordagem híbrida de ensino como proposta metodológica, tem sido uma ferramenta importante, que possibilitou a capacitação e sensibilização da equipe de enfermagem a respeito desta temática.

Acredita-se que a realização de ações educativas direcionadas a este grupo de profissionais, visando à cessação do tabagismo, pode qualificar a assistência prestada aos pacientes fumantes hospitalizados, uma vez que capacita a equipe de enfermagem para oferecer um cuidado mais específico junto a esta clientela. Entende-se que compartilhar boas práticas em enfermagem que sejam desenvolvidas por meio de evidências científicas como essa, pode contribuir para a promoção de comportamentos saudáveis.

Este estudo apresenta como limitação o fato de ainda não termos avaliado o impacto dessa ação educativa na assistência ao paciente tabagista hospitalizado. No entanto, seu êxito possibilitou que fosse oferecido novamente em 2020 para profissionais de enfermagem. Assim, espera-se que mais pacientes fumantes possam ser beneficiados com abordagens qualificadas, para que ocorra uma diminuição significativa nas taxas de prevalência de fumantes e aumento da qualidade de vida da população em geral.

Agradecimentos:

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Fev 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    17 Jun 2020
  • Aceito
    23 Out 2020
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