Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade do sono de pacientes com diabetes mellitus: associação com ansiedade traço e estado

RESUMO

Objetivo:

Analisar a qualidade do sono e a associação com a ansiedade traço e estado em pacientes com diabetes mellitus.

Método:

Estudo transversal, quantitativo e analítico realizado entre janeiro e abril de 2022, no centro de referência em hipertensão e diabetes de Rio Verde - Goiás, com 81 pacientes. Utilizou-se o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado para coleta de dados. Análises incluíram testes T de Student e regressão logística multivariada.

Resultados:

Dos pacientes, 64,2% relataram qualidade do sono ruim. Houve diferenças significativas nos níveis de ansiedade traço, entre pacientes com boa e ruim qualidade do sono. A ansiedade traço associou-se com a qualidade do sono, sendo que o aumento no escore de ansiedade traço aumentou as chances de qualidade do sono ruim.

Conclusão:

Uma proporção significativa da amostra apresentou qualidade do sono ruim, e a ansiedade traço associou-se com essa condição.

Descritores:
Diabetes mellitus; Qualidade do sono; Ansiedade; Enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br