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O brincar na rotina doméstica para a promoção do desenvolvimento infantil: estudo transversal

RESUMO

Objetivo:

Analisar a associação entre a incorporação do brincar na rotina doméstica de cuidadoras e o desenvolvimento infantil de crianças sob seu cuidado.

Método:

Estudo transversal conduzido com 129 díades cuidadora-criança de 12-23 meses, na região sul de São Paulo. O desenvolvimento infantil foi avaliado com a utilização do Ages & Stages Questionnaire-3, e a incorporação do brincar na rotina doméstica, por meio de questionário e filmagem das díades em atividades relacionadas à rotina doméstica.

Resultados:

Quase a totalidade das cuidadoras era a mãe (98%) que, ao responder ao questionário, referiu incorporar o brincar na rotina doméstica (93%), porém, no vídeo, apenas um terço brincou com a criança (34%). Verificou-se associação positiva entre brincadeiras em momentos da rotina doméstica e domínios do desenvolvimento em crianças com idade igual ou inferior a 18 meses.

Conclusões:

Constatou-se associação positiva entre a incorporação do brincar na rotina doméstica e o desenvolvimento infantil.

Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil; Cuidado da criança; Jogos e brinquedos; Promoção da saúde; Relações mãe-filho; Enfermagem em saúde pública

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