Acessibilidade / Reportar erro

Representações e práticas de pacientes com úlceras vasculogênicas sobre qualidade de vida

RESUMO

Objetivo:

Identificar as representações sociais e práticas de pacientes portadores de úlcera vasculogênica acerca da sua qualidade de vida.

Método:

Pesquisa qualitativa, com aplicação da teoria das Representações Sociais. Os participantes foram 30 pacientes com úlceras vasculogênicas cadastrados em uma unidade de saúde do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise foi lexical.

Resultados:

As representações sociais sobre a qualidade de vida se construíram a partir dos afetos oriundos das mudanças na vida dos pacientes. Assim, as perdas oriundas da reconfiguração do cotidiano direcionaram a uma construção simbólica negativa sobre si e a sua vida, a qual resultou, de um lado, em comportamentos proativos de autocuidado e, de outro, com menor cuidado de si.

Conclusão:

Cuidados de promoção da saúde e suporte social são requeridos para a ressignificação da vida com a úlcera e adoção de novas práticas de enfrentamento.

Palavras-chave:
Qualidade de vida; Úlcera da perna; Psicologia social; Enfermagem; Atenção primária à saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br