Acessibilidade / Reportar erro

As condições para a saída do atraso* * Pipitone, Ugo (l994) La Salida dei Atraso: Um Estudio Histórico Comparativo. México: Fondo de Cultura Económica.

The conditions to get out of economic backwardness

RESUMO

O livro de Ugo Pipitone, La Salida del Atraso: Un Estudio Histórico Comparativo, é revisado. Sua principal ideia sobre a existência de apenas duas pré-condições para a modernização, a saber, a presença de um governo razoavelmente eficiente, que deveria estar livre da corrupção e de uma agricultura desenvolvida, está sujeita a críticas. Ressalta-se que outros fatores como o estágio de desenvolvimento cultural e educacional atingido pela sociedade em questão, bem como o nível de renda, a presença de mercados para bens manufaturados e a existência de uma infraestrutura adequada são igualmente importantes. Salienta-se que a ideia do autor, de que normalmente o processo de modernização dura no máximo duas gerações (cerca de 50 anos), é correta para a Inglaterra e alguns iniciantes como Alemanha e EUA, mas que isso não se aplicava à Itália ou ao Japão.

PALAVRAS-CHAVE:
Desenvolvimento econômica; resenha

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br