Acessibilidade / Reportar erro

Saúde do trabalhador, práticas integrativas e complementares na atenção básica e pandemia da COVID-19

RESUMO

Objetivo:

Identificar as possíveis repercussões da pandemia de COVID-19 na saúde dos trabalhadores, as estratégias de cuidado utilizadas e a oferta de Práticas Integrativas e Complementares em serviços de saúde no contexto da COVID-19.

Método:

Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, que utilizou grupo focal para coleta de dados e análise de conteúdo segundo Bardin.

Resultados:

Participação de 11 profissionais de saúde da cidade de Registro (SP) e, a partir da análise de informações, emergiram quatro categorias: (1) As modificações na rotina de trabalho causadas pela pandemia e os sentimentos gerados nos profissionais de saúde; (2) Práticas Integrativas e Complementares como estratégia de autocuidado na pandemia; (3) A oferta de Práticas Integrativas e Complementares durante a pandemia; e (4) A saúde do trabalhador em foco e motivadora da estratégia para retomada da oferta de Práticas Integrativas e Complementares no município.

Conclusão:

Neste estudo, foi possível identificar o impacto da pandemia especialmente na saúde mental dos trabalhadores, o que influenciou a busca de estratégias de cuidado que incluíram as Práticas Integrativas e Complementares. Os profissionais com essa formação começaram a ofertar as Práticas Integrativas e Complementares no serviço aos demais trabalhadores, devido ao interrompimento da oferta das Práticas Integrativas e Complementares à população em consequência da pandemia de COVID-19.

DESCRITORES
Saúde do Trabalhador; Terapias Complementares; COVID-19; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br