Acessibilidade / Reportar erro

Razões correlacionadas a omissão de cuidados de enfermagem* * Extraído da dissertação: “Preditores ambientais para a omissão dos cuidados de enfermagem”, Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2020.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar as razões correlacionadas à omissão de cuidados de enfermagem em um hospital universitário.

Método:

Delineamento transversal analítico, desenvolvido em um hospital universitário do Nordeste do Brasil, nos meses de janeiro a fevereiro de 2020. A população do estudo compreendeu enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuavam na assistência direta ao paciente. Aplicou-se a versão brasileira do Missed Nursing Care Survey em uma amostra por conveniência composta por 227 participantes (79 enfermeiros e 148 técnicos de enfermagem). Foram calculadas estatísticas uni e bivariadas no software Statistical Package for social Science, versão 26.0.

Resultados:

O cuidado de enfermagem mais omitido foi deambulação três vezes por dia ou conforme prescrito (70,9%). A razão mais prevalente foi aumento inesperado do volume e/ou gravidade dos pacientes da unidade (93,0%). Foram verificadas correlações positivas, embora fracas, entre a omissão de cuidados geral, bem como por nível de prioridade, e razões de omissão atribuídas pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem (p < 0,05).

Conclusão

O estudo evidenciou que a omissão de cuidados de enfermagem abrangeu todas as cinco dimensões do instrumento correlacionados principalmente aos recursos laborais e materiais.

DESCRITORES
Cuidado de Enfermagem; Segurança do Paciente; Avaliação de Resultados da Assistência ao Paciente; Gestão de Riscos; Avaliação em Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br