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Fatores de estresse psicológico e cortisol salivar em alunos de enfermagem ao longo da formação* *Extraído da tese “Análise do cortisol salivar e ciclo vigília sono em estudantes de enfermagem: repercussões no estado nutricional e qualidade de vida”, Universidade Estadual de Campinas, 2020.

RESUMO

Objetivo:

analisar os fatores de estresse psicológico e a concentração de cortisol salivar de graduandos de Enfermagem ao longo da formação.

Método:

estudo transversal, analítico e comparativo realizado em curso noturno por meio de questionário sociodemográfico, Instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem e análise do cortisol salivar. Foram feitas análises descritivas, comparativas e modelo de regressão linear múltipla.

Resultados:

um total de 187 responderam aos questionários, e 129 tiveram o cortisol quantificado. Os domínios Realização das Atividades Práticas, Comunicação Profissional e Formação Profissional representaram os fatores de estresse com os maiores valores médios para alunos do 3º, 4º e 5º anos em comparação ao 1º e 2º anos. Para o 5º ano, foram os domínios Comunicação Profissional e Formação Profissional em relação ao 3º ano e Ambiente em comparação ao 1º e 3º anos. Obteve-se resultado significativo entre os horários das coletas de cortisol para homens (p < 0,0001), mulheres (p < 0,0001) e para o 1º (p = 0,0319) 2º (p = 0,0245) e 5º (p < 0,0001) anos.

Conclusão

alunos do 3º ao 5º ano tiveram maior exposição aos fatores de estresse, e houve ajustes na ritmicidade de produção do cortisol para alunos do 1º, 2º e 5º anos.

DESCRITORES
Estresse Psicológico; Hidrocortisona; Saliva; Estudantes de Enfermagem

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