Acessibilidade / Reportar erro

O EXAME FÍSICO E O ENFERMEIRO DE UTI

The physical assessment and the ICU nurse

Resumos

Trata-se de um estudo realizado junto a 26 enfermeiros de UTI que teve como objetivos caracterizar a periodicidade de realização dos itens componentes do exame físico, identificar em que momento o seu aprendizado foi mais significativo e levantar a opinião dos enfermeiros sobre a fase adequada para o seu ensino. Os dados foram coletados mediante questionários enviados aos enfermeiros egressos dos Cursos de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos oferecidos pela Escola de Enfermagem da USP e que, na época da coleta de dados, trabalhavam em UTI. Os resultados permitiram concluir que de 45 itens apresentados, 31 (68,9%) eram realizados freqüentemente por mais de 50% dos enfermeiros. A pratica profissional foi considerada como o momento mais importante para o aprendizado do exame físico. Quanto à responsabilidade pelo seu ensino, constatou-se que 69,2% dos enfermeiros atribuiram-na ao curso de graduação.

UTI; exame físico; ensino de enfermagem


The goal of this study was to analyse some practicing, teaching and learning aspects of physical examination done by ICU's nurses. It was accomplished with 26 ICU nurses that concluded the Intensive Care Nursing Specialization Course at the School of Nursing at São Paulo University. The results showed that 31 (68,9%) of the 45 presented itens were done frequently by more than 50% of the nurses. The professional practice was considered the most important moment to physical examination learning. The responsability by teaching was attributed to undergraduation course by 69,2% of the nurses.

ICU; physical examination; nursing teaching


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • BATES, B.; LYNAUGH, J. Laving the foundations for medical nursing practice. Am.J.Nurs. . v.73. n.8. p.1375-9. 1973.
  • BATES, B.; LYNAUGH, J. Teaching physical assessment. Nurs.Outlook . v 23. n.5. p.297-302, 1975.
  • BATES, B. Propedéutica médica. Rio de Janeiro, Interamericana, 1982.
  • COLWELL, C.B.; SMITH, J. Determining the use of physical assessment skills in the clinical setting. J.Nurs.Educ. v.24, n.8. p.333-9, 1985
  • HORTA, W.A. A observação sistematizada na identificação dos problemas de enfermagem em seus aspectos físicos. Rio de Janeiro, 1968, 60p. Tese(Livre-Docência) - Escola de Enfermagem Ana Neri, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • JACKSON, B.S.; MANTLE, D.D. Teaching patient assessment: the pros & cons of clinical rounds. J.Nurs.Educ , v. 16, n.2, p.24-9, 1977.
  • MORGAN, W.L.; BATES, B. Should nurses do physical examinations? Ann. Int. Med. , v.75, n.2, p.314-5, 1971.
  • SOLOMON, J. Physical assessment skills in undergraduate curricula. Nurs.Outlook , v.38, n.4, p. 194-5, 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 1994
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br