Acessibilidade / Reportar erro

Incubadora de Aprendizagem: tecnologia inovadora de ensino e aprendizagem na enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Compreender o significado da Incubadora de Aprendizagem como tecnologia de ensino e aprendizagem na área de enfermagem.

Método:

Pesquisa qualitativa, apoiada na teoria fundamentada nos dados. A coleta de dados ocorreu entre março e novembro de 2019, por meio de entrevistas com questões norteadoras e hipóteses direcionadas a dois diferentes grupos. Considerou-se a técnica de análise comparativa dos dados, a partir da codificação aberta, axial e integralizada, conforme proposto pelo método, atingindo-se amostragem teórica com 23 participantes, os quais eram enfermeiros, técnicos e alunos de enfermagem.

Resultados:

A delimitação das categorias confluiu para o fenômeno, (Re)significando saberes e práticas por meio da Incubadora de Aprendizagem. Norteadas pelo modelo paradigmático, as categorias foram denominadas com base nos três componentes: Condição: Reconhecendo a indissociabilidade entre o ser e fazer profissional; Ação/interação: Revisitando posturas profissionais rotineiras e mecanicistas; Consequência: Remetendo-se às reflexões e aos saberes construídos na Incubadora de Aprendizagem.

Conclusão:

A Incubadora de Aprendizagem, conforme significado pelos participantes do estudo, não se reduz ao momento da Incubação ou às temáticas abordadas. Para além de espaço acolhedor, a incubadora amplia e traduz-se em ferramenta indutora de autorreflexão e autoavaliação de atitudes e posturas profissionais.

DESCRITORES
Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Tecnologia; Educação Continuada

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br