Acessibilidade / Reportar erro

Diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem no cuidado a pessoas com Covid-19 em estado crítico

RESUMO

Objetivo:

Elaborar e validar um subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem a pessoas com COVID-19 em cuidados críticos.

Método:

Estudo metodológico, que seguiu as orientações do método brasileiro, tendo como modelo teórico as Necessidades Humanas Básicas. A validação de conteúdo foi realizada por 25 enfermeiros especialistas por meio da técnica Delphi.

Resultados:

Foram elaborados 73 diagnósticos e seus respectivos resultados de enfermagem. Destes, 62 enunciados apresentaram Índice de Validade de Conteúdo = 0,80, sendo a necessidade de oxigenação a com maior número de enunciados. Das 210 intervenções de enfermagem elaboradas, e após sugestões dos especialistas, 150 intervenções alcançaram índice = 0,80 e compuseram o subconjunto terminológico.

Conclusão:

O subconjunto terminológico desenvolvido evidenciou enunciados que foram validados pelos enfermeiros especialistas e que, dessa forma, configuram-se relevantes para a clínica do enfermeiro no cenário de cuidados críticos associados à Covid-19.

DESCRITORES
Infecções por Coronavírus; Cuidados de Enfermagem; Processo de Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Classificação

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br