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Transformações paradigmáticas do cuidado a partir do "mundo-vivido" de enfermeiros pediatras

RESUMOS

Transformações paradigmáticas do cuidado a partir do "mundo-vivido" de enfermeiros pediatras

Beatriz Sebben Ojeda

Diretora da Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Orientadora: Mirian Sirlei Comiotto

OJEDA, Beatriz Sebben. Transformações Paradigmáticas do Cuidado a Partir do "Mundo-Vivido" de Enfermeiros Pediatras. Porto Alegre, 1996.171 p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação. PUCRS.

RESUMO

Este estudo teve como propósito desvelar o processo de desenvolvimento de enfermeiros que trabalham na área do cuidado à criança e compreender como se processam as transformações paradigmáticas do cuidado à partir das vivências diárias. Os participantes foram em número de dez (10), todos do sexo feminino, que apresentam uma ampla experiência na área do cuidado à criança. A entrevista dialógica, semi estruturada, gravada, foi o instrumento utilizado. Esta investigação adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na fenomenologia de Merleau-Ponty (1975). Sua construção segue as quatro fases apontadas por Giorgi (1985) e Comiotto (1992). Os resultados revelaram quatro essências fenomenológicas: Construindo-se a si Mesmo; Descoberta do Significado do Cuidado à Criança; Enfermeiro como Educador; Percepção do Constante Devir. A partir das essências surgiram as dimensões fenomenológicas que foram em número de catorze (14). Este trabalho propiciou reflexões sobre o processo relacional que envolve o ato de cuidar.

Palavras-chave: paradigmas de cuidado em enfermagem, enfermeiros pediátricos, fenomenologia.

ABSTRACT

The aim of this study is revealing the work process development of nurses which works in the child care area and to understand how paradigmatical transformations of model and care occur fron the daily experience. The participants were ten (10) nurses, all of then, females of long experience in the area of child care. This investigation follows the four steps indicated by Giorgi (1985) and Comiotto (1992). The results showed four phenomenological essences: building one's self; the discovery of the child care significance; the nurse as educator; the perception of the constant series of transformations. Starting fron the essences, the phenomenologica dimensions appear in number of fourteen (14). This work provided profound reflections about the relationship of the process and the act of care.

Key words: paradigms of care in nursing, pediatric nurses, phenomenology.

RESUMEN

Este estudio tuvo como propósito revelar el proceso de desarrollo de enfermeros que trabajan em el área de cuidados infantiles y entender cual es el proceso de transformaciones paradigmáticas de eses cuidados en la vivencia diaria. Los participantes fueron diez, todos del sexo femenino, que presentaron una amplia experiencia en el área de cuidados infantiles. La entrevista dialógica, semiestructurada, grabada, fue el instrumento utilizado. Esta investigación adoptó un abordaje cualitativo, fundamentada em la fenomenología de Merleau-Ponty (1975). Su construcción sigue las cuatro fases indicadas por Giorgi (1985) y Comiotto (1992). Los resultados revelaron cuatro esencias fenomenológicas: construyéndose a si mismo: descubrimiento del significado del cuidado del ninó; enfermero como educador y percepción del constante devenir. A partir de las esencias surgieron las dimensiones fenomenológicas, em número de catorce. Este trabajo propició reflexiones sobre el proceso de relacionamento que involucra el acto de cuidar.

Palabras clave: paradigmas del cuidado em enfermería, enfermeros pediatras, fenomenología.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 1998
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