Acessibilidade / Reportar erro

Relações de poder e saber na escolha pela cesárea: perspectiva de puérperas

RESUMO

Objetivos:

analisar as razões e motivos que mobilizam a escolha pela cesariana por meio da descrição das tramas, relações de poder, lutas e regimes de verdades sobre essa forma de parir.

Métodos:

pesquisa qualitativa, inserida na vertente pós-estruturalista e realizada em um município do sul do Rio Grande do Sul. Teve como cenários um hospital de ensino e os domicílios. Participaram 13 puérperas que realizaram cesariana. A análise se constituiu de questões elaboradas diante das informações produzidas e articuladas com as teorizações foucaultianas.

Resultados:

foram elaboradas duas categorias: Eu queria parto vaginal, mas foi cesárea, e Tu tens certeza que queres parto normal?: caminhos e descaminhos na escolha pela cesariana.

Considerações Finais:

o estudo permitiu problematizar que a escolha pela cesariana está veiculada à circulação de “verdades”, que acontecem por meio de discursos na sociedade.

Descritores:
Cesárea; Relações Médico-Paciente; Saúde da Mulher; Parto; Obstetrícia

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br