Acessibilidade / Reportar erro

Perspectiva internacional acerca de indicadores de qualidade em cursos de doutorado em enfermagem

Setting the stage: international perspectives on quality indicators for doctoral nursing education

Perspectiva internacional en el âmbito de indicadores de calidad en cursos de doctorado en enfermería

Resumos

As autoras comparam/contrastam os indicadores de qualidade para programas de doutorado em três países, Estados Unidos, Brazil e Venezuela, indicando diferenças e semelhanças e apontando questões que possam globalmente afetar a educação de doutorado em enfermagem. Tal análise é baseada em três documentos: o da Associação Americana das Escolas de Enfermagem - AACN (1993); o da CAPES - Brasil (1998) e o do Conselho Nacional Consultivo de Pós-Graduação da Venezuela (1987). As autoras utilizaram como referencial os conceitos de qualidade formal e qualidade política (Demo, 1994) e as dimensões sociopolítica, técnica e subjetiva de López e Calderon (1996). Os indicadores são distribuídos dentre os seguintes componentes: corpo docente, programa de estudos, recursos, pesquisa e estudantes. Finalmente, as autoras discutem indicadores em relação ao plano para avaliação de qualidade de programas de doutorado em enfermagem.

educação de doutorado; garantia de qualidade; educação em enfermagem


The authors compare/contrast the quality indicators for doctoral programs in three countries, the United States, Brazil and Venezuela, indicating differences and similarities, and identifying issues that can globally affect education in doctoral programs in nursing. Such an analysis is based on three documents: that of the American Association of Colleges of Nursing - AACN (1993); Higher Education Personnel Training Commission- CAPES (1998), and National Consultative Council of Graduate Studies of Venezuela - CCNEPG (1987). The authors utilize as a framework the concepts of formal quality and political quality (Demo, 1994) and the sociopolitical, technical and subjective dimensions proposed by López e Calderon (1996). The indicators are distributed among the following components: faculty, program of studies, resources, research and students. Finally, the authors discuss indicators concerning a plan for evaluation of the quality of doctoral programs in nursing.

doctoral education; quality assurance; nursing education


Las autoras comparan/contrastan los indicadores de calidad para programas de doctorado en tres países: Estados Unidos, Brasil y Venezuela, indicando diferencias y semejanzas y señalando aspectos que puedan globalmente afectar la educación de doctorado en enfermería. Tal análisis se basa en tres documentos: el de la Asociación Americana de las Escuelas de Enfermería - AACN (1993); el de la CAPES - Brasil (1998); y el del Consejo Nacional Consultivo de Posgrado de Venezuela (1987). Las autoras utilizan como referencial los conceptos de calidad formal y calidad política (Demo, 1994), y las dimensiones socio-política, técnica y subjetiva de López y Calderón (1996). Los indicadores se distribuyen entre los siguientes componentes.: cuerpo docente, programa de estudios, recursos, investigación y estudiantes. Finalmente, las autoras discuten indicadores respecto al plan para evaluar la calidad de programas de doctorado en enfermería.

educación en doctorado; garantía de calidad; educación en enfermería


REVISÃO

Perspectiva internacional acerca de indicadores de qualidade em cursos de doutorado em enfermagem1 1 Conferência proferida no Encontro International Network of Doctoral Education - Quality in Doctoral Education: Empowerment Through Nursing Science. Londres, 27 Junho de 1999. 2 Esta comissão é constituída por docentes de enfermagem, consultores, que avaliam a cada dois anos os cursos de pós graduação-mestrado e doutorado no país. 3 Designação dada a modalidade de bolsa oferecida pelo governo brasileiro (CAPES e CNPq) aos alunos de doutorado para desenvolverem durante período não superior a um ano, parte de sua formação acadêmica em instituição congênere no exterior. 4 Estas diferentes modalidades de doutorado são discutidas na literatura por Meleis (1988), Snyder-Halpern(1986), Murphy (1981).

Setting the stage: international perspectives on quality indicators for doctoral nursing education

Perspectiva internacional en el âmbito de indicadores de calidad en cursos de doctorado en enfermería

Eloita Neves ArrudaI; Alcione Leite da SilvaII

IEnfermeira, Doutora em Ciências da Enfermagem, Professora Titular Aposentada -Participante do Programa de Pós Graduação Enfermagem UFSC, Coordenadora do Programa Integrado de Pesquisa Cuidando e Confortando (PIP C&C)

IIEnfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem, Professora Titular UFSC, Coordenadora didático-pedagógica do Curso de Doutorado em Enfermagem da UFSC, membro do PIP C&C, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa "Cuidando e Confortando: Tecnologias Pró Sere Viver Saudável -UFSC"

RESUMO

As autoras comparam/contrastam os indicadores de qualidade para programas de doutorado em três países, Estados Unidos, Brazil e Venezuela, indicando diferenças e semelhanças e apontando questões que possam globalmente afetar a educação de doutorado em enfermagem. Tal análise é baseada em três documentos: o da Associação Americana das Escolas de Enfermagem - AACN (1993); o da CAPES - Brasil (1998) e o do Conselho Nacional Consultivo de Pós-Graduação da Venezuela (1987). As autoras utilizaram como referencial os conceitos de qualidade formal e qualidade política (Demo, 1994) e as dimensões sociopolítica, técnica e subjetiva de López e Calderon (1996). Os indicadores são distribuídos dentre os seguintes componentes: corpo docente, programa de estudos, recursos, pesquisa e estudantes. Finalmente, as autoras discutem indicadores em relação ao plano para avaliação de qualidade de programas de doutorado em enfermagem.

Palavras-chave: educação de doutorado, garantia de qualidade, educação em enfermagem

ABSTRACT

The authors compare/contrast the quality indicators for doctoral programs in three countries, the United States, Brazil and Venezuela, indicating differences and similarities, and identifying issues that can globally affect education in doctoral programs in nursing. Such an analysis is based on three documents: that of the American Association of Colleges of Nursing - AACN (1993); Higher Education Personnel Training Commission- CAPES (1998), and National Consultative Council of Graduate Studies of Venezuela - CCNEPG (1987). The authors utilize as a framework the concepts of formal quality and political quality (Demo, 1994) and the sociopolitical, technical and subjective dimensions proposed by López e Calderon (1996). The indicators are distributed among the following components: faculty, program of studies, resources, research and students. Finally, the authors discuss indicators concerning a plan for evaluation of the quality of doctoral programs in nursing.

Keywords: doctoral education, quality assurance, nursing education

RESUMEN

Las autoras comparan/contrastan los indicadores de calidad para programas de doctorado en tres países: Estados Unidos, Brasil y Venezuela, indicando diferencias y semejanzas y señalando aspectos que puedan globalmente afectar la educación de doctorado en enfermería. Tal análisis se basa en tres documentos: el de la Asociación Americana de las Escuelas de Enfermería - AACN (1993); el de la CAPES - Brasil (1998); y el del Consejo Nacional Consultivo de Posgrado de Venezuela (1987). Las autoras utilizan como referencial los conceptos de calidad formal y calidad política (Demo, 1994), y las dimensiones socio-política, técnica y subjetiva de López y Calderón (1996). Los indicadores se distribuyen entre los siguientes componentes.: cuerpo docente, programa de estudios, recursos, investigación y estudiantes. Finalmente, las autoras discuten indicadores respecto al plan para evaluar la calidad de programas de doctorado en enfermería.

Palavras clave: educación en doctorado, garantía de calidad, educación en enfermería

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em julho de 2000

Aprovado em agosto de 2000

  • AMERICAN ASSOCIATION OF COLLEGES OF NURSING. Position statement, indicators of quality in doctoral programs in nursing, 1993. 4 p. One Dupont Circle, NW, Suite 530. Washington, DC 20036. Mimeogr.
  • BEARE, Patricia C.; GRAY, Carol J.; PTAK, Helen F. Doctoral curricula in nursing. Nursing Outlook, v.29, n.5, p 311-6, 1981.
  • CAPES -Ciências da Saúde. Perfil de excelência (Proposta preliminar), 1998 (mimeogr.
  • ______. Documento O perfil dos cursos A: critérios a serem adotados pelas Comissões de Consultores da Capes na avaliação dos cursos de mestrado e doutorado, s/d. (mimeogr).
  • CARPENTER, Dona Rinaldi. The history of doctoral education in nursing. In:______. The voice of the student on doctoral education in nursing. New York: NLN Press, 1996. p. 1-32.
  • CONSEJO NACIONAL DE UNIVERSIDADES/CONSEJO CONSULTIVO NACIONAL DE ESTÚDIOS PARA GRADUADOS (CCNEPG). Guia para la evaluacion de solicitudes de acreditacion de programas de postgrado - Programa de Doctorado, Caracas, Venezuela, 1987.
  • DAVIES, Peter (Ed.). American Heritage Dictionary of The English Language. New York, N.Y., 1976.
  • DEMO, Pedro. Educação e qualidade. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.
  • DRUGG, Kátia Issa; ORTIZ, Dayse Domene. O desafio da educação, a qualidade total. São Paulo: Makron Books, 1994.
  • GERMAIN, Carol, P.; DEATRICK, Janet A.; HAGOPIAN, Gloria A.; WHITNEY, Fay W. Evaluation of a PhD program: Paving the way. Nursing Outlook, v.42, n.3, p. 17-122, 1994.
  • GRACE, Helen K. The development of doctoral education in nursing: in historical perspective. Journal of Nursing Education, v.17, n.4. p. 17-27, 1978.
  • LÓPEZ, Cira Bracho de; CALDERON, Rutilia. Proceso de Gestión de la Calidad de la Educación y de la Investigación en Enfermería. Paper presented at I Congreso Panamericano de Investigación en Enfermería, Universidad de Carabobo, Valencia - Venezuela, 1996. Mimeogr.
  • MELEIS, Afaf Ibrahim. Doctoral education in nursing: its present and its future. Journal of Professional Nursing, v.4, n.6, p436-446; 1988.
  • MURPHY, Juanita F. Doctoral education in, of, and for nursing: na historical analysis. Nursing Outlook, p. 645-649, 1981
  • SNYDER-HALPERN, Rita. Nursing doctorates: is there a difference? Nursing Outlook, v.34, n.6, p. 284-5, 291, 1986.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Anais dez anos de pós-graduação em enfermagem: avaliação e perspectivas. Florianópolis, SC: Editora UFSC, 1986.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Avaliação Interna da Pós Graduação em Enfermagem da UFSC. Revista Texto & Contexto, v. 5, 1996. 240 p. Número especial.
  • 1
    Conferência proferida no Encontro International Network of Doctoral Education - Quality in Doctoral Education: Empowerment Through Nursing Science. Londres, 27 Junho de 1999.
    2
    Esta comissão é constituída por docentes de enfermagem, consultores, que avaliam a cada dois anos os cursos de pós graduação-mestrado e doutorado no país.
    3
    Designação dada a modalidade de bolsa oferecida pelo governo brasileiro (CAPES e CNPq) aos alunos de doutorado para desenvolverem durante período não superior a um ano, parte de sua formação acadêmica em instituição congênere no exterior.
    4
    Estas diferentes modalidades de doutorado são discutidas na literatura por Meleis (1988), Snyder-Halpern(1986), Murphy (1981).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      28 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Mar 2000

    Histórico

    • Recebido
      Jul 2000
    • Aceito
      Ago 2000
    Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: reben@abennacional.org.br